Geral
Projeto Integração em movimento: Cirandas, Rodas e Dança Circular promove ação com o CRAS
Na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, o projeto de extensão "Integração em movimento: Cirandas, Rodas e Dança Circular" realizou uma atividade no Horto Florestal do campus Rio Pomba. Coordenado pela professora Girlane Florindo, teve como objetivo principal unir pessoas e promover bem-estar através da dança.
O evento contou com a participação do grupo de yoga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, acompanhado pela professora Raabe Reis, que também é bolsista do projeto. A experiência foi enriquecida com a colaboração externa da professora Mara Pereira Silveira.
Visando proporcionar alegria e benefícios físicos e emocionais, o projeto utiliza a dança circular como uma ferramenta de união e integração. A ação ocorreu com a colaboração da Prefeitura Municipal de Rio Pomba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e da Secretaria de Extensão do Campus.
O Projeto

O projeto "Integração em Movimento: Cirandas, Rodas e Danças Circulares", tem como objetivo divulgar o dançar de mãos dadas, através de cirandas e rodas inspiradas nas Danças Circulares Sagradas. As Danças Circulares , pontuadas como uma das Práticas Integrativas do SUS (PICs) são uma prática corporal, geralmente realizada em grupo, que utiliza a dança e a roda, o canto e o ritmo para favorecer o bem-estar de corpo e alma. A ação tem caráter: integrativo, cooperativo e inclusivo, essencialmente, e permite a liberação de emoções como alegria, gratidão, paz, pertencimento e acolhimento.
A agenda da proposta Ciranda no Horto tem como objetivo convidar novos grupos para participarem desses momentos integrativos. Até o momento a maior parceria neste momento é a Prefeitura Municipal de Rio Pomba.




