Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Projeto Meditação no Campus está aberto à participação do público

Projeto Meditação no Campus está aberto à participação do público

Podem participar das atividades servidores docentes e técnicos administrativos, terceirizados, alunos e comunidade externa.

O projeto Meditação no Campus, aprovado no edital CAS 2022, oferece  até o mês de março de 2023  atividades para servidores docentes e técnicos administrativos, terceirizados, alunos e público em geral. os interessados poderão participar das seguintes atividades:

- Sessões de meditação abertas: toda segunda-feira, de 12h30 às 13h, no Laboratório 1 do Prédio Central;

- Sessões de meditação itinerantes: sessões/palestras que ocorrerão em setores/departamentos;

- Desenvolvimento de curso de extensão em Introdução à Meditação; e

- Desenvolvimento de aplicativo para smartphones para auxiliar na prática meditativa.

Nas sessões de meditação serão utilizadas técnicas do tipo mindfulness (atenção plena), intercaladas com exercícios respiratórios  (pranaymas) e relaxamento facial (face yoga).

Segundo o professor Sérgio Lima, o ritmo respiratório reflete o estado mental, e vice-versa, assim como o tensionamento facial, logo os exercícios respiratórios, as técnicas de relaxamento facial e a meditação unidos em sinergia são importantes e eficazes na modulação do estado mental, diminuição da ansiedade, stress, diálogo mental e pensamentos recorrentes, trazendo melhoria no foco, atenção, memorização, contentamento, aprendizagem e outros benefícios consagrados em modernas pesquisas de grandes centros científicos espalhados pelo mundo, com destaque para a Universidade de Harvard.

Mais informações pelo email: sergio.lima@ifsudestemg.edu.br