Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Em abertura do III Simpósio, professor da UFPR ministra palestra sobre relevância da Extensão

Extensão

Professor Leandro Franklin Gorsdorf, que foi pró-reitor de Extensão e Cultura da universidade paranaense, conversou com alunos e servidores do Campus Santos Dumont pelo YouTube
#pratodosverem: Frame de transmissão da live mostra professor Leandro Franklin, de sua casa, ministrando palestra de abertura do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont.

Com o tema "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia", o III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG começou nesta terça-feira, 23 de fevereiro. Transmitida a partir das 19h pelo canal da unidade no YouTube, a abertura teve a participação dos diretores de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Márcio Delgado, e Ensino, Benedito Carvalho, além do convidado especial e palestrante da noite: o professor Leandro Franklin Gorsdorf, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em total sintonia com o tema do evento, o professor Leandro tratou da importância da Extensão, eixo que conecta as instituições educacionais com a comunidade da maneira mais imediata e direta a partir de projetos e programas interdisciplinares, culturais, científicos e educativos, como indica a Resolução 7/2018 do Conselho Nacional de Educação. Sendo sempre relevante e indispensável, ela ganhou especial notoriedade durante a pandemia da Covid-19. "Quando a universidade é desafiada, normalmente ela obtém essa resposta para a sociedade por meio da Extensão", salientou o professor.

Leandro, que foi pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, lembrou que esse processo, além de produzir transformação social, também causa um impacto positivo na formação do estudante, que muitas vezes, a partir de um projeto de extensão, tem a oportunidade de verificar a relevância prática de sua área de atuação. A indisssociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão também foi mencionada pelo professor: recursos desenvolvidos em um laboratório, por exemplo, podem fazer a diferença para a sociedade em um projeto.

O docente da universidade paranaense falou ainda sobre a atuação das universidades e institutos no enfrentamento da pandemia. "Surgiram, de forma criativa e inventiva, novas possibilidades em Ensino, Pesquisa e Extensão", afirmou. Leandro tratou das centenas de ações da UFPR em Extensão no contexto da Covid-19, que são culturais e artísticas, de apoio, de formação, de popularização da informação, de prevenção e voltadas às escolas. Após a apresentação, o palestrante respondeu a perguntas formuladas por servidores e alunos.

No início da transmissão, Benedito Carvalho, representando o diretor-geral da unidade, professor André Diniz, valorizou o trabalho de diversos setores no combate à pandemia. "'Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia' não é à toa o tema deste simpósio. Às pessoas que estão na frente de combate à Covid-19, ajudando a proteger vidas, e aos profissionais de Educação, Ciência e Tecnologia, que buscam soluções para os problemas da humanidade, especialmente para questões urgentes, como é o caso da pandemia, ficam nosso respeito e admiração", destacou Benedito, eleito diretor-geral do Campus Santos Dumont para a administração 2021-2025.

Também na abertura do simpósio, o professor Márcio Delgado citou as dezenas de projetos desenvolvidos nos últimos meses pelo IF Sudeste MG. O Campus Santos Dumont, por exemplo, atuou em ações diretamente voltadas à Saúde e prevenção contra a Covid-19, em iniciativas culturais, sociais e educativas e também em outras propostas que, mesmo não diretamente relacionadas à pandemia, continuaram aproveitando todos os potenciais de estudantes e servidores a serviço da comunidade neste período.

Você já pode conhecer vários desses projetos agora mesmo, na playlist do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. É só clicar aqui.

A palestra de encerramento será ministrada nesta quinta-feira (25), a partir das 14h, também com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube, pelo professor Unaí Tupinambás, da Universidade Federal de Minas Gerais. Médico e doutor na área de Infectologia e Medicina Tropical, o docente falará sobre "A importância das instituições públicas no enfrentamento da pandemia da Covid-19".

A comissão organizadora do III Simpósio é presidida pela coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont, Iara Nascimento.