Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG conclui implantação de usinas fotovoltaicas
conteúdo

Destaque

Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG conclui implantação de usinas fotovoltaicas

Painéis fotovoltaicos convertem energia solar em elétrica e, na prática, podem atender cerca de 60% do consumo total da instituição
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra fachada e telhado do Bloco 1 do Campus Santos Dumont, com a presença de duas usinas fotovoltaicas.

#pratodosverem: Imagem mostra fachada e telhado do Bloco 1 do Campus Santos Dumont, com a presença de duas usinas fotovoltaicas.

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) concluiu recentemente a implantação de duas usinas com painéis fotovoltaicos, que convertem a energia solar em elétrica. Em pleno funcionamento e condições ideais, elas têm a capacidade total de produção superior a 36 kWp (quilowatts-pico). Esse índice, no entanto, naturalmente oscila e depende de elementos como incidência de raios solares, temperatura ambiente e velocidade do vento. Na prática, conforme indica estimativa da Direção de Desenvolvimento Institucional da unidade, a tendência é de que a produção a partir desta fonte limpa e renovável seja suficiente, em média, para atender cerca de 60% do consumo de energia no Campus Santos Dumont.

Os painéis estão posicionados no telhado do Bloco 1 (onde ficam, por exemplo, a Secretaria, os laboratórios da área de Ferrovia, o auditório e muitas salas de aula). Os últimos passos do processo de instalação foram a conexão do sistema de produção de energia no IF à rede urbana da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a viabilização do monitoramento da eficiência das usinas por meio de um monitor de televisão no espaço de convivência do campus (próximo às salas da Assistência Estudantil). 

A homologação do sistema pela Cemig possibilita um mecanismo adicional de economia, além de contribuir com o fornecimento de energia para o município de Santos Dumont. “Nós produzimos e consumimos energia. Porém, se em algum momento, o IF não estiver funcionando – um domingo, por exemplo –, a energia retorna para a rede urbana da Cemig, o que gera este crédito de consumo para a instituição”, explicou o diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Santos Dumont, Edmar Machado.

B.png
#pratodosverem: Imagem mostra telhado do Bloco 1 do Campus Santos Dumont, com a presença de duas usinas fotovoltaicas.

Sustentabilidade

No Campus Santos Dumont, o investimento para a instalação das duas usinas foi de R$145.930,46. O Ministério da Educação também liberou recursos para a implementação do sistema em outras unidades do IF Sudeste MG. Além de uma grande economia no longo prazo, o uso da energia solar é fundamental do ponto de vista do meio ambiente, em virtude da redução na emissão de carbono que ele permite. É, portanto, um passo importante para o alinhamento da instituição com o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF). 

“Nós somos uma instituição de tecnologia. Temos também uma Comissão Interna de Conservação de Energia na instituição. Então é muito bom que estejamos alinhados à agenda de sustentabilidade. É uma utilização de energia renovável que temos à nossa disposição. E pode ser importante até para nossos cursos e nossos alunos, pela possibilidade de acompanhamento do funcionamento desses painéis”, completou o diretor de Desenvolvimento Institucional.