Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Canal "Baú da História", de professor do IF, traz curiosidades de cidades de MG

Canal "Baú da História", de professor do IF, traz curiosidades de cidades de MG

Professor Antonio Henrique Carvalho se dedica inicialmente a Santos Dumont; ferramenta já desperta grande interesse do público local, mas é valiosa também como material pedagógico
#pratodosverem: Imagem mostra à esquerda uma foto de Alberto Santos Dumont e à direita o professor Antonio Henrique Carvalho. Reprodução: canal Baú da História / YouTube.

"Sempre que a gente pensa na cidade (de Santos Dumont), a primeira imagem que vem à nossa cabeça é a figura do ilustre Alberto Santos Dumont, que, por ser o inventor do avião, nos enche de orgulho. Só que muitas vezes essa situação não nos permite pensar em outra questão: mesmo antes do nascimento dele, a cidade (então Palmira) já tinha uma trajetória histórica riquíssima, que vale a pena ser conhecida". Assim o professor Antonio Henrique Carvalho, do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), iniciou o primeiro vídeo de seu novo canal no YouTube.

A fala do professor abre um baú de possibilidades, ou um Baú da História, como foi nomeado o espaço, já com três vídeos publicados. Nesse material, em que começa sua viagem por Santos Dumont e planeja visitar a história de outros municípios mineiros, Antonio explora aspectos muito interessantes, mas talvez ainda desconhecidos para a maioria das pessoas. Você já pode conferir:

Origens da cidade de Santos Dumont, em que Antonio fala sobre o surgimento do povoado do Arraial de João Gomes a partir da doação de terras pelo governo português ao longo do trecho do Caminho Novo, onde hoje está a cidade de Santos Dumont;

O Inconfidente de Santos Dumont, em que o professor apresenta José Aires Gomes, filho do fundador do Arraial de João Gomes (posteriormente Santos Dumont) e que esteve envolvido na Inconfidência Mineira de 1789 ao lado de Tiradentes e outros mártires;

Arquitetura Eclética em Santos Dumont, com as edificações características da primeira metade do século XX, mas ainda presentes na cidade.

Embora o canal seja uma preciosa fonte de informações para os sandumonenses e pessoas interessadas pela cidade de maneira geral (e em breve para os habitantes de outras localidades), Antonio também pensa no novo espaço como uma ferramenta pedagógica, considerando especialmente as turmas do curso técnico em Guia de Turismo do Campus Santos Dumont do IF, para as quais ministra aulas.

"A ideia na origem era preencher uma lacuna que eu tinha observado. Embora haja conhecimento sobre a História do município, ele ainda não está muito divulgado nesse suporte audiovisual. Depois eu percebi outro possível desdobramento: como a atividade de guiamento acontece principalmente em âmbito local, contar com esse material, com linguagem acessível, para que nossos alunos conheçam mais sobre o contexto histórico local era uma possibilidade. Então, pode também funcionar como material pedagógico".

"A ideia é também migrar para outras cidades. Por isso o nome é mais aberto, Baú da História. Estou agora debruçado sobre Santos Dumont, mas há algumas outras cidades (que poderão ser abordadas no canal), como Descoberto e Juiz de Fora. Neste último caso, é um município com grande potencial receptivo e que pode ser muito interessante para os nossos alunos (do curso técnico em Guia de Turismo)", concluiu o professor.

Em pouco mais de uma semana, o Baú da História já teve mais de mil visualizações em seus vídeos.