Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com ações para todos os cursos técnicos e do setor ferroviário, Campus Santos Dumont promove Semana de Ciência e Tecnologia

Destaque

Semana do Técnico e Semana da Ferrovia oferecem aos estudantes diversos minicursos e palestras on-line de 29 de novembro a 3 de dezembro
#pratodosverem: Imagem mostra no canto superior esquerdo divulgação da "Semana de Ciência e Tecnologia". Aparece à direita o período de 29 de novembro a 3 de dezembro. Na parte inferior, são mostrados a logomarca do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG e imagens de profissionais: uma mulher que pode ser uma engenheira, um homem que pode ser um técnico da área industrial e duas pessoas sendo orientadas por uma pessoa que pode ser associada a um guia de turismo.

Confira aqui a programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia, disponibilizada pela Coordenação-Geral de Cursos Técnicos do Campus Santos Dumont.

O período de 29 de novembro a 3 de dezembro está reservado para os estudantes do Campus Santos Dumont aprofundarem a compreensão sobre suas áreas de atuação, com conteúdo sobre mercado de trabalho e habilidades fundamentais para a profissão e para a própria vida. É a Semana de Ciência e Tecnologia 2021, que na unidade do IF Sudeste MG se divide em dois eventos: a tradicional Semana do Técnico e, pela primeira vez, a Semana da Ferrovia. Todas as ações serão on-line e transmitidas via Google Meet e, no caso de algumas atividades específicas do curso técnico em Guia de Turismo, pelo YouTube.

A Licenciatura em Matemática já dedicou neste ano a seus alunos cinco dias de reflexões e compartilhamento de experiências, com a Semana da Matemática de 18 a 22 de outubro.

Semana do Técnico

Na Semana do Técnico, cada um dos oito cursos técnicos da instituição – Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Logística, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica e Transporte de Cargas – terá atividades especificamente dedicadas a seus campos profissionais. São minicursos que tratam de temas como a programação de um robô industrial e palestras que versam sobre questões como o Turismo Rural, para citar dois exemplos de pautas que interessam diretamente a formações técnicas de diferentes áreas no Campus Santos Dumont.

A Direção de Desenvolvimento Educacional também promoverá ações voltadas a todos os estudantes do IF Sudeste MG, abordando assuntos como a inteligência emocional, aspecto que não deve ser negligenciado na formação dos profissionais por ser tão importante quanto sua capacidade técnica. A programação e os links de todas as atividades da Semana do Técnico serão compartilhados internamente, pela Direção de Desenvolvimento Educacional, a Coordenação-Geral de Cursos Técnicos e as coordenações dos cursos.

Semana da Ferrovia

Nesta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, as ações voltadas ao curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários também se juntam às da Engenharia Ferroviária e Metroviária para uma novidade que o Campus Santos Dumont traz em 2021: a Semana da Ferrovia, instrumento criado pelos colegiados dos cursos para agregar todas as atividades relacionadas às nossas formações do setor ferroviário.

Temas comuns aos dois cursos, importantes tanto para os futuros técnicos quanto para os futuros engenheiros, fazem parte do evento, a exemplo da iluminação operacional em pátios ferroviários, do MagLev Cobra (veículo de levitação magnética desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores – UFRJ) e o Python (linguagem de programação aplicada ao transporte ferroviário, tema de um minicurso).  A programação e os links de todas as atividades da Semana da Ferrovia também serão compartilhados internamente pelas coordenações.

Foram convidados para a Semana de Ciência e Tecnologia profissionais de grandes empresas, organizações e instituições de ensino, que se dispuseram a compartilhar seu conhecimento e sua experiência com os estudantes da unidade do IF Sudeste MG. O Campus Santos Dumont manifesta seu profundo agradecimento a todos eles e reforça a importância de um diálogo contínuo entre as instituições educacionais e todos os segmentos do mercado de trabalho.