Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com novos cursos de Proeja e de pós em Santos Dumont, Processo Seletivo do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas em 20 de maio
conteúdo

Destaque

Com novos cursos de Proeja e de pós em Santos Dumont, Processo Seletivo do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas em 20 de maio

Dos sete cursos ofertados pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, dois são novidades: o técnico em Infraestrutura Escolar integrado ao Ensino Médio, no Proeja (Jovens e Adultos), e a Especialização em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática
#pratodosverem: Imagem mostra estudante apontando para um balão com a palavra "Atenção". À direita dele, aparece o título Processo Seletivo 2022/2. Abaixo do título, aparece o slogan "Seu lugar é aqui".

#pratodosverem: Imagem mostra estudante apontando para um balão com a palavra "Atenção". À direita dele, aparece o título Processo Seletivo 2022/2. Abaixo do título, aparece o slogan "Seu lugar é aqui".

O Processo Seletivo que formará as turmas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para o segundo semestre letivo de 2022 abrirá inscrições já neste mês. Totalmente gratuito, o cadastro poderá ser feito gratuitamente pela internet, em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, de 20 de maio a 20 de junho. Abrem vagas na seleção cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, em diferentes cidades: Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O Processo Seletivo não terá provas e será baseado em critérios específicos para cada modalidade (confira no fim da reportagem). 

Os editais estão disponíveis também em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, e sua leitura é obrigatória para todos os candidatos. As aulas presenciais já foram 100% retomadas em todas as unidades do IF Sudeste MG.

Santos Dumont 

Em Santos Dumont, serão oferecidas 205 vagas distribuídas por sete cursos, com duas novidades: o técnico em Infraestrutura Escolar integrado ao Ensino Médio, no Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e a Especialização em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, dedicada sobretudo a professores de Biologia, Física, Química e Matemática. Além deles, são quatro cursos técnicos e um de graduação, a Engenharia Ferroviária e Metroviária. 

Além de utilizar qualquer computador com acesso à internet, o candidato também poderá se inscrever na Secretaria do Campus Santos Dumont (Rua Técnico Panamá, 45, Quarto Depósito), de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h (será necessário informar e-mail e número do CPF próprio). Neste ano, para se inscrever na seleção, é preciso ter conta na plataforma GOV.BR.  

Toda a documentação comprobatória das informações que forem preenchidas na inscrição (a exemplo de declaração da escola ou histórico escolar, para comprovar notas, no caso dos candidatos de cursos técnicos) deve ser enviada durante o cadastro em um dos formatos indicados no edital.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato por (32) 9 8469 7150.

Novidades 

O Proeja chega ao Instituto Federal em Santos Dumont por meio do curso técnico em Infraestrutura Escolar integrado ao Ensino Médio. Com duração de três anos e aulas nas salas e laboratórios do IF apenas à noite, ele é uma oportunidade para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído (ou estejam concluindo) o Ensino Fundamental e queiram associar o Ensino Médio à profissionalização. Ou seja, a formação tem as disciplinas da Educação Básica (a exemplo de Português e Matemática) e as do Ensino Técnico (como Manutenção Hidráulica). 

De acordo com a professora Patrícia Morais, que presidiu a comissão responsável pelo projeto do curso, o perfil do profissional será “voltado para o gerenciamento (da infraestrutura) do ambiente escolar, assim como o entendimento das necessidades de manutenção nos prédios escolares”. No entanto, pelas características das disciplinas técnicas, que abrangem conhecimentos práticos de diversas áreas, eles poderão também atuar em outros segmentos. 

“Falamos sobre a manutenção e o gerenciamento da infraestrutura do ambiente escolar, mas entendemos que o curso vai além disso”, acrescenta Patrícia, “uma vez que as práticas desenvolvidas no curso podem ser empregadas em outras infraestruturas, inclusive residenciais, por exemplo. E esse estudante então pode usar desses conhecimentos para desenvolver um negócio próprio, e não necessariamente ficar restrito ao ambiente escolar”. 

Outra novidade é a pós-graduação lato sensu em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Com uma perspectiva interdisciplinar, de diálogo entre as áreas envolvidas (como Biologia, Física, Química e Matemática), o curso é voltado a docentes destes campos do conhecimento e outros profissionais de Educação interessados na especialização. As aulas acontecerão aos sábados de manhã e à tarde, nas salas e laboratórios do Campus Santos Dumont. A duração total do curso é de 360 horas, ao longo de 18 meses (1 ano e meio). 

“A ideia de agrupar, de discutir as Ciências Naturais e a Matemática de forma interdisciplinar, de fato é a perspectiva fundamental dessa pós-graduação. Ela tem um conjunto de disciplinas de seminários de integração, propostas de laboratório e discussão de temas transversais, com pontos comuns a essas disciplinas”, comenta o coordenador do novo curso, professor Gabriel Conceição. 

“Hoje em dia há uma proposta de ensino não mais segregada, não mais unicamente disciplinarizada”, acrescentou Gabriel, “e os temas transversais (que atravessam essas disciplinas) estão aí. As Ciências Naturais e a Matemática compõem grande parte do currículo do Ensino Médio. Nossa ideia, na pós, é criar esse espaço comum entre as áreas, um espaço que seja possível de ser pensado na prática da sala de aula”, conclui o professor.  

Critérios de seleção, cursos e quem pode fazer cada um deles 

Graduação: Seleção baseada em nota anterior do Enem (2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021). Pode fazer o curso quem já concluiu o Ensino Médio. 

  • Engenharia Ferroviária e Metroviária (integral): 21 vagas na seleção do IF Sudeste MG + 9 vagas que serão preenchidas via Sisu, com edital à parte.

Cursos técnicos concomitantes ou subsequentes: Seleção baseada em notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série). Pode fazer o curso quem está no 2º ou no 3º ano e também quem já concluiu o Ensino Médio. 

  • Administração (noite): 35 vagas;

  • Automação Industrial (tarde): 30 vagas;

  • Eletrotécnica (noite): 30 vagas;

  • Mecânica (noite): 25 vagas.

Curso técnico integrado ao Ensino Médio do Proeja: Seleção baseada em notas obtidas nas disciplinas Português e Matemática no 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série). Podem fazer o curso pessoas com 18 anos ou mais que não possuam o Ensino Médio e já tenham concluído (ou estejam concluindo) o Ensino Fundamental.

  • Infraestrutura Escolar (noite): 25 vagas. 

Pós-graduação lato sensu: Critérios descritos em edital próprio (carta de intenção + análise curricular). 

  • Especialização em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática (aulas aos sábados): 30 vagas.