Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Divulgada programação completa do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont

Interessados em acompanhar o evento como ouvintes precisam se inscrever até 12 de dezembro para terem direito ao certificado de participação
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra divulgação da palestra de abertura do Simpósio, a ser ministrada pelo professor Gregório Grisa e mediada pela professora Lívia Ávila em 14 de dezembro, a partir das 19h.

O IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG já tem sua programação completa definida. Com palestra de abertura e talk show de encerramento transmitidos pelo YouTube, a quarta edição do evento (14 a 16 de dezembro) terá a apresentação, via Google Meet, dos projetos desenvolvidos recentemente por estudantes e servidores da unidade do Instituto Federal. A I Semana da Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea se associa ao simpósio e, nos dias 13 e 17 de dezembro, oferecerá minicursos a seus alunos (estudantes de outras turmas, se inscritos no Simpósio, também podem participar), também pelo Meet.

Confira aqui a programação completa dos eventos

O IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão certificará todas as pessoas que participarem como ouvintes. No entanto, para terem direito aos certificados, todos os interessados precisam se cadastrar em cutt.ly/inscricaosimposio até este domingo, 12 de dezembro. Os links específicos do Google Meet para cada apresentação de trabalho serão enviados aos e-mails cadastrados no formulário. Todas essas exposições serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, sempre após as 17h (veja os horários específicos na programação).

Palestra de abertura e talk show de encerramento

Instituto Federal produz ciência, constrói conhecimento. As falas de abertura e de encerramento do IV Simpósio trazem exatamente essa reflexão, sob diferentes perspectivas.

Na palestra que abre o evento, com mediação da professora Lívia Ávila (diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont), o professor Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves), falará sobre "Formação e comunicação científica: um dos papéis dos Institutos Federais" nesta terça-feira (14 de dezembro), a partir das 19h. Pós-doutor em Sociologia e mestre e doutor em Educação, o professor Gregório já ministrou, neste semestre, a aula inaugural da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, quando falou sobre as condições de financiamento da Educação e da Ciência no Brasil.

O talk show de encerramento terá o já conhecido padrão de excelência e leveza da equipe do Bora Fazer Ciência (pesquisadores da UFRJ e da UERJ), que oferece aos alunos e servidores do Campus Santos Dumont, por meio do projeto Bora Fazer Ciência no Campus, bastante conteúdo sobre o saber e o fazer científicos. Na quinta-feira (16 de dezembro), a partir das 17h, Daniel Tinôco, Giovanna Ronzé, Tamires Silva e Neanderson Galvão estarão em "Bora estudar, praticar e compartilhar!", com mediação da coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da unidade do IF Sudeste MG, Iara Nascimento.