Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Documentário sobre história da Educação Profissional em Santos Dumont é apresentado no IF Sudeste MG

Extensão

Projeto foi desenvolvido pela professora Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e diretora do Colégio Municipal São José
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra público acompanhando documentário sobre história da Educação Profissional em Santos Dumont no Bloco 1 do IF Sudeste MG.

A exibição do documentário "Memórias em narrativa: o legado histórico do Campus de Santos Dumont", na noite de segunda-feira (8 de abril), conectou passado e presente no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. O filme, que é o produto educacional desenvolvido pela professora Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça (diretora do Colégio Municipal São José) para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, foi apresentado a estudantes e servidores do IF e convidados no Bloco 1 do Campus Santos Dumont.

Em uma viagem de 1941 a 2024, o documentário relata os caminhos percorridos pela Escola Profissional Fernando Guimarães (EPFG), o Centro de Formação Profissional (CFP), o Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep) e o IF Sudeste MG, instituições responsáveis pela formação de cidadãos e profissionais no Bairro Quarto Depósito em diferentes momentos nessa linha do tempo. O material, rico em informações e curiosidades, apresenta depoimentos de pessoas que resgatam memórias de muitas décadas atrás, contextualizam as transições entre as diversas etapas dessa história e trazem um pouco do que é a atual proposta do Instituto Federal em Santos Dumont.

#pratodosverem: imagem mostra professora Denise durante evento de apresentação do documentário no IF Sudeste MG.           "Foi um trabalho realizado com muita responsabilidade e dedicação. Um estudo prazeroso, em que muitas vezes me emocionei. Eu me senti familiarizada com toda essa trajetória, até por ser sandumonense. A ideia foi conectar passado e presente, com o orgulho que nós temos da história da Escola Profissional e também da presença de um campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais em nossa cidade", relatou a professora Denise, que tem a expectativa de realizar a defesa de sua dissertação do ProfEPT ainda no primeiro semestre deste ano.

Um dos entrevistados, Pedro Nicolau de Mendonça foi, por sua história de vida, a inspiração para que Denise desenvolvesse o documentário. Ele estudou de 1947 a 1951 na Escola Profissional Fernando Guimarães, pela qual tem profunda gratidão. "Parece que eu nasci para trabalhar em ferrovia, e foi a Escola Profissional que me ofereceu essa oportunidade. Depois de me formar aqui, trabalhei mais 25 anos. Participar do documentário me traz uma recordação muito boa desse tempo", afirmou.

Atualmente aluno do 3º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado, Davi Santos também foi um dos entrevistados. Ele considera que o documentário presta uma importante contribuição para que os estudantes e profissionais do presente entendam a dimensão do legado e da história que seguem escrevendo. "O documentário traz muitos detalhes sobre a história das instituições e deixa para as pessoas uma noção do legado que elas receberam e que continua a ser construído", avaliou.

O documentário, que contém registros do Museu de Memórias da Educação Profissional (projeto coordenado pela bibliotecária Paula Souza), teve edição e locução da jornalista Erica Fonseca.

registrado em: , ,