Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Educação, Ciência e Trabalho: projeto do Campus Santos Dumont seleciona três bolsistas

Serão selecionados dois bolsistas de graduação e um de curso técnico integrado ao Ensino Médio; período de inscrições vai até 18 de maio
#Pratodosverem: Imagem mostra alunas e alunos de pós-graduação debatendo durante atividade em aula no Campus Santos Dumont

As escolas, com um ensino estimulante e conectado com as nossas vidas, também podem prestar uma grande contribuição à sociedade no contexto da pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, professores da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea criaram o projeto de extensão "Observatório da integração Educação, Ciência e Trabalho - práxis em tempos viróticos e praxes em tempos caóticos: contribuições da contemporaneidade a partir da educação profissional no Campus Santos Dumont". Três alunos bolsistas do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG serão selecionados para auxiliar os professores Helton Nonato, coordenador, e Tiago Fávero, vice, nas atividades.

São duas vagas para estudantes de graduação (Matemática ou Engenharia) e uma para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Eletrotécnica, Guia de Turismo ou Mecânica). Para se inscrever na primeira fase, é necessário enviar uma carta de apresentação, citando a motivação para atuar no projeto, ao e-mail pos.praticaspedagogicassd@ifsudestemg.edu.br até a noite desta segunda-feira, 18 de maio. A segunda etapa da seleção terá entrevistas na quarta, 20 de maio, no aplicativo Google Meet. Os dois selecionados de graduação terão direito a uma bolsa de R$400,00 mensais durante seis meses (20 horas semanais). O estudante do curso técnico fará jus a R$200,00 mensais pelo menos período (10 horas semanais).

É indispensável que todos os interessados leiam o edital de chamada aqui.

O projeto

A equipe vai monitorar notícias relacionadas à Covid-19 e relacioná-las a conteúdos presentes na matriz curricular de disciplinas do Ensino Médio. Em seguida, utilizando essa base de dados, professores parceiros da ação, também do Campus Santos Dumont, criarão sequências didáticas em suas respectivas áreas de atuação - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas. As 12 sequências construídas farão parte de um projeto integrador, contextualizado com diferentes aspectos da pandemia, para o Ensino Médio.

Ele será apresentado a gestores, professores e supervisores de escolas públicas de Santos Dumont, que poderão, se desejarem, adotá-lo. No futuro, um observatório da pós-graduação do Campus Santos Dumont acompanhará a implementação e a execução do projeto que tem a Covid-19 como tema gerador e, assim, atende à proposta de uma educação em sintonia com o cotidiano. O observatório poderá criar condições para uma série de outras iniciativas, como elaboração de artigos, propostas de intervenção e trabalhos práticos de conclusão de curso.