Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com coautoria de professor do IF Sudeste MG, artigo de Educação Matemática é publicado por periódico da UFU

Pesquisa

Realizado em parceria com duas professoras, estudo versa sobre trabalhos manuais e saberes geométricos
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes sentados para trabalho em grupo. Ao fundo, o professor Gabriel Conceição observa e orienta os alunos. Foto de janeiro de 2020, durante oferta de Geometria Analítica e Sistemas Lineares como disciplina de verão.

O professor de Matemática Gabriel Luís da Conceição, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, é um dos autores do artigo "Trabalhos manuais e saberes geométricos – apropriações do Rio de Janeiro a partir da circulação internacional", publicado na última terça-feira (11 de maio) pelo periódico ENSINO EM RE-VISTA (Qualis A2 em Ensino), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Gabriel conduziu o estudo em parceria com as professoras Maria Célia Leme da Silva, da Universidade Federal de São Paulo, e Claudia Regina Boen Frizzarini, das Faculdades Metropolitanas Unidas (SP).

Acesse aqui a pesquisa

"A pesquisa localiza-se no campo de estudos da História da Educação Matemática", explica o professor Gabriel, "e buscou compreender como as propostas de inserção dos trabalhos manuais e suas articulações com os saberes geométricos, que circulavam internacionalmente, foram apropriadas no contexto brasileiro, no final do século XIX até a década de 30 do século XX. A pesquisa trouxe para o debate que, para que os trabalhos manuais fossem considerados como um auxiliar poderoso da Geometria, fez-se necessário um longo processo de objetivação, de mais de quatro décadas".

O professor do IF Sudeste MG é autor de diversos outros estudos publicados em periódicos científicos e também do livro "Geometria Riemanniana: Interdisciplinaridade em Ação", da Editora Appris.

registrado em: ,