Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Evento em Santos Dumont celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Evento em Santos Dumont celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico

IF Sudeste MG participou da ação por meio de exposição de fotos e apresentação de atividades comemorativas dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra fotos da exposição relativa ao Patrimônio Ferroviário, na Praça Cesário Alvim, Centro de Santos Dumont

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Divisão de Arquivo Público e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santos Dumont, promoveu na tarde de hoje uma exibição de trabalhos acadêmicos e escolares na Praça Cesário Alvim, no Centro da cidade.

O tema central da edição deste ano do evento foi o Patrimônio Ferroviário, com uma exposição fotográfica da turismóloga e professora do IF Sudeste MG Geísa Soares, atualmente doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Em "As ressonâncias do Patrimônio Ferroviário apitam na estação", são apresentadas 28 imagens registradas entre julho e novembro de 2022 e suas respectivas descrições. Sua pesquisa, em andamento, busca compreender as conexões estabelecidas a partir da atribuição de valores ao Patrimônio Ferroviário em Santos Dumont. Ele se associa a áreas como a educação, a musealização e a atividade turística, que contribuem para a preservação do legado da ferrovia na cidade.

Diversos trabalhos escolares relativos aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, em sua maioria da Rede Municipal, também foram apresentados. O IF Sudeste MG marcou presença: a colaboradora externa do projeto de extensão "Visita mediada ao Museu Cabangu", a guia de turismo Camila Vitória de Sá, contextualizou as ações desenvolvidas no Instituto Federal para celebrar o sesquicentenário do Pai da Aviação. Concurso artístico, gincana cultural e a valorização da memória de Alberto Santos Dumont garantiram na instituição o destaque que a data merece.

A tarde também foi musical, com apresentações do Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach, o Cemam SD.

registrado em: , ,