Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > I Semana do Livro e da Biblioteca em Santos Dumont tem HQ, aldravias, emoção e sabedoria

Destaque

Evento foi promovido pelas Bibliotecas Acyr Loureiro Lima (IF Sudeste MG) e Municipal Antenor Ayres Vianna
#pratodosverem: Imagem mostra griots e griottes sentados à mesa em auditório do IF Sudeste MG. Eles partilharam experiências e vivências de suas comunidades quilombolas durante a I Semana do Livro e da Biblioteca em Santos Dumont.

Uma parceria entre as Bibliotecas Acyr Loureiro Lima (IF Sudeste MG) e Municipal Antenor Ayres Vianna ofereceu ao público um evento cativante de terça a sexta-feira (24 a 27/10). A I Semana do Livro e da Biblioteca em Santos Dumont trouxe ao IF Sudeste MG muitas manifestações de como a literatura e a valorização do saber podem fazer parte da vida.

Na terça, houve troca e doação de revistas em quadrinhos, uma paixão de todas as idades que, além de ter seu próprio brilho, pode ser uma porta de entrada para o universo do livros.

A quarta foi reservada a uma emocionante busca por pistas no "Escape Library". Ao melhor estilo dos jogos "Escape Room", os grupos precisavam encontrar respostas rápidas para perguntas que exigiam referências literárias. Quem conseguisse desvendar todos os enigmas e "escapar" da Biblioteca do IF em menos tempo, ganharia.

A professora Joseani Netto foi a convidada da quinta-feira para uma oficina sobre aldravias, poemas que, em até seis palavras, dizem muito. Com a participação de estudantes da Escola Estadual Governador Bias Fortes (Vocacional), aprendemos "a amar e a fazer aldravias", como indica o título da atividade. Logo em seguida, o público se encantou com uma apresentação teatral (baseada em textos de Luis Fernando Veríssimo e do professor Henrique Selani) do grupo "UPL Cia de Teatro", ligado a projeto de extensão do IF Sudeste MG.

O encerramento, na sexta, teve a sabedoria de griots e griottes, que transmitem conhecimento por meio da oralidade em comunidades quilombolas. Em conversa mediada pelo geógrafo Lucas Paulo da Silva, representantes de São Bento, São Sebastião da Boa Vista (Corujas), Cachoeirinha e Espírito Santo falaram sobre história e aspectos marcantes de suas comunidades, como a espiritualidade e o artesanato. Um conhecimento que, transmitido aos mais jovens, também os transforma em referências para todas as pessoas.

Aliás, esta é a mensagem que fica da I Semana do Livro e da Biblioteca em Santos Dumont: o conhecimento só aumenta quando é compartilhado. Confira a seguir alguns depoimentos sobre diferentes perspectivas do evento:

Visibilidade para as comunidades quilombolas:

"O ponto mais importante é a visibilidade. Estas ocasiões nos oferecem a oportunidade de mostrar nossa cultura, nossa vivência e também a nossa resistência diante das dificuldades que enfrentamos. Nossas comunidades precisam de apoio, e em momentos como este mostramos às pessoas como as comunidades resistem."

Lucas Paulo da Silva, g
eógrafo, pesquisador e assessor - Comunidade São Sebastião da Boa Vista (Corujas)

A ideia da I Semana do Livro e da Biblioteca:

"A ideia surgiu em nosso encontro no evento de certificação da comunidade quilombola São Bento (em agosto). Gostaríamos de oferecer às pessoas ações envolvendo a Semana do Livro e da Biblioteca, mas também algo relacionado às comunidades quilombolas. Somos as duas bibliotecas públicas efetivas da cidade. Então reforçamos nossa vocação como instituições que incentivam a leitura e a cultura em nossa comunidade."

Paula Souza, uma das representantes da Biblioteca Acyr Loureiro Lima (IF Sudeste MG)

Como aproveitar melhor as bibliotecas públicas:

"A Biblioteca Municipal, assim como a Biblioteca Acyr Loureiro Lima, é também um centro de informação, além de uma fonte de leitura e de pesquisa. Não é só o nosso acervo; o espaço e a informação também são públicos."

Méia Gomes, representante da Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna

Veja mais imagens em @ifsudestemgsd.