Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG recebe neste sábado lançamento do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont II"
conteúdo

Extensão

IF Sudeste MG recebe neste sábado lançamento do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont II"

Organizadora da coletânea, escritora Fernanda Pittella participará do evento no Auditório do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra antigo Centro de Santos Dumont, na região da Praça Cesário Alvim. Foto aparece na capa da segunda edição do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont".

#pratodosverem: Imagem mostra antigo Centro de Santos Dumont, na região da Praça Cesário Alvim. Foto aparece na capa da segunda edição do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont".

Um projeto de incentivo à leitura se junta a uma proposta de preservação da memória na Terra do Pai da Aviação para uma ação muito especial na manhã deste sábado (26 de novembro), no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. A partir das 10h, a escritora Fernanda Pittella estará no auditório da unidade do Instituto Federal para uma conversa com o público mediada pelo diretor-geral da instituição, Benedito Carvalho, e para o lançamento do livro Contos da Cidade de Santos Dumont II. Aberto a todas as pessoas e gratuito, o evento faz parte do projeto "Em contos com o(a) autor(a)", da Biblioteca Acyr Loureiro Lima, que traz ao IF Sudeste MG bate-papos literários protagonizados por escritores.

Assim como o primeiro volume de Contos da Cidade de Santos Dumont, lançado em 2021, a segunda edição reúne autores convidados que mantêm laços com o município. À página Sou Santos Dumont, Fernanda Pittella explica que "foram incluídas na obra participações póstumas e a perspectiva externa de diversos periódicos de época, dando-nos a oportunidade de vislumbrarmos como eram João Gomes e Palmyra no fim do século XIX e no começo do século XX".

Publicada pela editora paulistana Scortecci, a obra possui textos de escritores de diversas gerações, além de novos formatos e contribuições. O valor arrecadado com as vendas no dia do lançamento do livro será convertido em apoio ao trabalho da União de Promoção e Assistência Social Sandumonense (UPAS).

Em contos com o(a) autor(a)

Desde o primeiro semestre deste ano, os contos da cidade de Santos Dumont fazem parte da rotina de sábados letivos no IF Sudeste MG. A instituição já recebeu para conversas literárias, na série "Em contos com o(a) autor(a)", três escritores que tiveram contos publicados na edição inaugural do livro: Matheus Alvim, Patrícia Aniceto e Victor Kingma. Em 5 de novembro, o Campus Santos  Dumont sediou também o lançamento do livro "Mar alto", do professor Marcony Meneguelli Alhadas.

O Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG está localizado na Rua Técnico Panamá, 45, Bairro Quarto Depósito. É possível acessar o Bloco 1 (onde está situado o auditório) pela Rua Dr. Constantino Horta.

Sobre a autora

Fernanda Pittella estudou e viveu em diversos países e tem quatro livros publicados. Em Singapura, Fernanda escreveu e produziu as obras Adágio com Brio, uma aventura toscana (2013), Allegro Vivace, da província à Provence (2015) e Andante Moderato, aquarela asiática (2017). Com participação em diversos festivais literários, a escritora reeditou em 2020 Celestina, de Fernando de Alencar, e no ano passado publicou a primeira edição de Contos da Cidade de Santos Dumont.

*Com informações compartilhadas pela jornalista Simone Moreira, da página Sou Santos Dumont.

registrado em: ,