Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão abre inscrições e submissão de resumos em janeiro

Pesquisa

Esta edição do evento do Campus Santos Dumont será realizada integralmente on-line, com transmissão de palestras e apresentação de trabalhos pelo YouTube, entre 23 e 25 de fevereiro
#pratodosverem: Imagem mostra logomarca do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia. Aparecem logomarcas do Campus Santos Dumont e do YouTube. Também estão na imagem os prazos para inscrições - 4 de janeiro a 22 de fevereiro - e submissão de resumos - 4 a 24 de janeiro. Abaixo aparecem apresentações de trabalho correspondentes a Ensino, Pesquisa e Extensão em 2019.

O III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont será uma oportunidade especial para estudantes, professores e técnico-administrativos do IF Sudeste MG. Após um ano em que muitos dos projetos desenvolvidos atuaram diretamente no enfrentamento à Covid-19, a comunidade acadêmica da unidade levará ao público detalhes sobre como estes e também uma série de outros trabalhos fundamentais para a sociedade foram elaborados por muitas mãos e executados em benefício do coletivo. Totalmente on-line e com segurança, a terceira edição do simpósio terá como tema "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia".

Os autores dos projetos deverão submeter os respectivos resumos, conforme modelo disponibilizado pela comissão organizadora, de 4 a 24 de janeiro. Servidores e alunos de outras unidades do IF Sudeste MG ou mesmo outras instituições poderão acompanhar as atividades como ouvintes. Todos os interessados em conferir as ações do evento precisam se inscrever de 4 de janeiro a 22 de fevereiro.

Aqui você acessa as informações sobre o III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, incluindo regulamento, modelo de resumo e formulário para submissão do trabalho e inscrição no evento.

O canal do Campus Santos Dumont no YouTube transmitirá todo o simpósio, de 23 a 25 de fevereiro de 2021. As atividades de abertura e encerramento serão transmitidas ao vivo. Os vídeos de apresentação dos trabalhos, por sua vez, deverão ser compartilhados pelos autores com antecedência: de 1º a 15 de fevereiro. Após o aprovação dos resumos, a comissão organizadora enviará aos participantes um guia de gravação, para garantir a qualidade e a padronização (no que diz respeito ao formato) das apresentações.

Ensino, Pesquisa e Extensão

O Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão agrega os três principais e indissociáveis eixos de atuação dos Institutos Federais. Mesmo além das salas de aula e laboratórios, os projetos de ensino são uma importante ferramenta no IF Sudeste MG para aperfeiçoar as práticas pedagógicas e, consequentemente, o processo de aprendizagem dos nossos alunos. Eles fazem pensar, estimulam a criatividade e o desenvolvimento de novas competências.

Com aplicação em diversos segmentos, os resultados da Pesquisa são uma importante contribuição acadêmica para a sociedade, com soluções para questões práticas. Além disso, o envolvimento na iniciação científica representa uma grande experiência para os alunos bolsistas.

Já a Extensão é a conexão entre o IF Sudeste MG e a sociedade. São ações e projetos que, a partir do conhecimento e do trabalho de servidores e estudantes, ajudam a comunidade de diversas formas. Essas iniciativas, além de oferecerem aos alunos uma oportunidade de prática profissional, também ampliam a visão de mundo e do próprio papel do IF.

O evento é organizado pela Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi) do Campus Santos Dumont. A presidente da comissão organizadora é a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento.