Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário tem inscrições abertas até 20 de novembro
conteúdo

Destaque

IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário tem inscrições abertas até 20 de novembro

Alunos, acadêmicos, funcionários de empresas do setor e outros apaixonados por ferrovia podem se cadastrar para terem acesso ao conteúdo que será disponibilizado entre 24 e 26 de novembro; participação no evento será certificada
Imagem mostra mesa-redonda da edição de 2016 do Sisfer, realizada em Juiz de Fora (MG). Aparecem sentados, da esquerda para a direita, os professores Philipe Pacheco e Marcus Vinícius de Paiva, a técnica de laboratório Adriana Gerheim, a técnica em Transporte Ferroviário Laís Machado (que fala ao microfone) e o professor Sandro Baldo. Ao fundo, aparece um banner do evento.

Imagem mostra mesa-redonda da edição de 2016 do Sisfer, realizada em Juiz de Fora (MG). Aparecem sentados, da esquerda para a direita, os professores Philipe Pacheco e Marcus Vinícius de Paiva, a técnica de laboratório Adriana Gerheim, a técnica em Transporte Ferroviário Laís Machado (que fala ao microfone) e o professor Sandro Baldo. Ao fundo, aparece um banner do evento.

O evento promovido pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para integrar os diversos eixos e protagonistas do setor ferroviário brasileiro terá uma edição diferente em 2020. Depois de levar um amplo debate sobre o segmento a três estados - além de Minas Gerais, já houve edições no Espírito Santo (Cariacica) e em Santa Catarina (Joinville) -, o Seminário de Integração do Setor Ferroviário, por conta da pandemia da Covid-19, será realizado totalmente on-line, o que de certa forma torna suas palestras e debates acessíveis a mais pessoas.

O IX Sisfer terá todo o seu conteúdo disponibilizado na página www.ifsudestemg.edu.br/sisfer entre 24 e 26 de novembro. Com o tema "Desafios e oportunidades do setor metroferroviário", o seminário tem inscrições abertas e gratuitas para todos os públicos até 20 de novembro.

Inscreva-se aqui até 20 de novembro 

Conexão entre empresas, associações e academia

Ao longo de quase uma década e oito edições realizadas em quatro cidades diferentes, o Sisfer se notabilizou por aproximar empresas, concessionárias, associações e academia, divulgando projetos, promovendo a inovação e conectando os alunos do IF Sudeste MG e de instituições parceiras ao mundo do trabalho.

Nesta edição do Sisfer, os responsáveis por essa integração serão os seguintes palestrantes: Shiguemi Uehara (MRS/Abendi), que falará na abertura do evento sobre os ensaios não destrutivos mais utilizados no âmbito metroferroviário; Antonio Pastori, que tratará do ainda baixo número de ferrovias no país; Flávio Resende (VLI), que trará sua visão a respeito de logística e produtividade; Ronilson Vieira (Vale), palestrante que abordará a pauta "trem não tripulado"; Marcus Vinícius de Paiva (IF Sudeste MG), responsável por apresentar o uso de sistemas de armazenamento de energia no setor metroferroviário; Wiler Reginaldo Luz (MRS), que falará sobre tecnologias e inovações ferroviárias; Marcus Quintella (FGV Transportes), que comentará a importância da mobilidade urbana nas cidades do futuro; Rondinelli dos Santos (VLi), que tratará do perfil profissional do ferroviário moderno; a professora Ângela França Pedrinho, que abordará os desafios do Metrô do Rio de Janeiro na palestra de encerramento do Sisfer.

Você pode conferir a programação completa aqui

Saiba mais sobre os palestrantes

O avanço do ensino ferroviário

Após receber um notável legado de uma escola de formação da antiga Rede Ferroviária Federal e das instituições que a sucederam em Santos Dumont, o IF Sudeste MG já tem uma década de serviços prestados ao setor. Inicialmente, com o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (Transporte Ferroviário à época de sua criação), convênios e eventos como o próprio Sisfer. Mais recentemente, ampliou essa contribuição ao levar a ferrovia ao âmbito da graduação, com a criação da Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Entre as instituições parceiras na realização de edições anteriores do Sisfer, estão o Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O presidente da comissão organizadora do IX Sisfer é o professor Marcus Vinícius de Paiva, também coordenador do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.