Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Nova direção do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães toma posse e inicia mandato de um ano

Destaque

Representantes discentes foram recebidos pela Direção-Geral e a Direção de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont na manhã desta quarta-feira
#pratodosverem: Imagem mostra nova direção do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães, composta por 11 alunos.

Os membros da chapa Grêmio da Massa, que obteve 129 votos em processo eleitoral no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, tomaram posse nesta quarta-feira (1º de junho) como a nova direção do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães. Os estudantes foram recebidos pelo diretor-geral, Benedito Carvalho, e pelo diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Fernando Caneschi, para uma conversa na manhã de hoje. O mandato é de um ano, até 31 de maio de 2023.

O bate-papo esclareceu dúvidas relevantes dos novos representantes discentes, tanto sobre a atuação do Grêmio em determinados contextos quanto a respeito da rotina da instituição. Foram abordados temas como a futura obra do Bloco 2, o bloqueio de 14,5% das verbas destinadas a universidades e institutos federais em 2022 e eventos que serão realizados ao longo deste ano. Foi a primeira conversa do que promete ser um diálogo constante entre o órgão estudantil e a direção do Campus Santos Dumont.

“Nossa ideia é ter conversas periódicas com a direção, pois temos várias propostas, e a implementação delas depende também da gestão do IF”, comenta a 1ª tesoureira do Grêmio, Fernanda Antunes, do curso técnico em Guia de Turismo.

Esse diálogo também será frequente entre a direção do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães e os estudantes. “Nós queremos trazer mais pessoas para dentro do Grêmio, para que mais pessoas tenham uma voz ativa, uma comunicação mais ativa com a gente, para compartilhar suas opiniões”, explica a estudante Mariana Franco, do curso técnico em Guia de Turismo. “Buscamos também consolidar o Grêmio, para que mais estudantes tenham interesse em participar (dos debates sobre temas relevantes para a comunidade discente e dos processos eleitorais)”.

O processo eleitoral em si, com a necessidade de propor, ouvir e debater, também trouxe muitos aprendizados. “Foram muito necessários todos esses estágios (do processo eleitoral), inclusive o debate, que nos aproximou muito de todos os alunos. Além disso temos nosso perfil em rede social (@gremiodamassa_ifsd), que foi um meio de comunicação muito importante também para o diálogo com os estudantes dos cursos noturnos”, avalia a aluna Juliana Berg, do 3º ano da formação técnica em Guia de Turismo.

A composição da direção do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães, de 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023, tem:

• Presidente: Júlio César da Cruz (curso técnico em Mecânica integrado)
  • Vice-presidente: Henrique Faria Ribeiro (curso técnico em Eletrotécnica integrado)
  • 1ª tesoureira: Fernanda Antunes (curso técnico em Guia de Turismo integrado)
  • 2ª tesoureira: Fátima Paiva (curso técnico em Mecânica integrado)
  • Juliana Berg (curso técnico em Guia de Turismo integrado)
  • Lucius Kingma (curso técnico em Guia de Turismo integrado)
  • Maria Clara Formigoni (curso técnico em Mecânica integrado)
  • Maria Eduarda Oliveira (curso técnico em Guia de Turismo integrado)
  • Mariana Franco (curso técnico em Guia de Turismo integrado)
  • Ruan Dimitri dos Reis (curso técnico em Mecânica integrado)
  • Victor Hugo de Castro (curso técnico em Guia de Turismo integrado)

*As funções ainda não indicadas dependem também de uma proposta de mudança no estatuto do Grêmio Estudantil Fernando Guimarães.