Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Professores e alunos do IF Sudeste consertam equipamentos do Hospital de Misericórdia
conteúdo

Extensão

Professores e alunos do IF Sudeste consertam equipamentos do Hospital de Misericórdia

Ação que beneficia hospital e pacientes de Santos Dumont é viabilizada por projeto de extensão de enfrentamento à Covid-19
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra professores e alunos do IF Sudeste MG trabalhando em equipamentos hospitalares no Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra professores e alunos do IF Sudeste MG trabalhando em equipamentos hospitalares no Campus Santos Dumont

Durante a pandemia do novo coronavírus, quase todos os países do mundo adotam medidas para fortalecer o sistema de Saúde diante da possibilidade de crescimento na procura por hospitais. Enquanto a maior preocupação é referente a respiradores mecânicos, utilizados no tratamento dos casos mais graves da Covid-19, é necessário também se lembrar de outros aspectos estruturais. Pensando nisso, um grupo de professores do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) submeteu e teve aprovado um projeto para o reparo de equipamentos utilizados na Saúde Pública. O primeiro beneficiado será o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont (HMSD).

O trabalho na unidade do IF Sudeste MG começou em 19 de maio. Os professores Carlos Artur Leal (coordenador do projeto), Sandro Baldo e Philipe Pacheco e os alunos bolsistas Jonathan Gonçalves (Engenharia Ferroviária e Metroviária) e Fabrício Affonso (técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários) iniciaram as atividades com limpeza e planejamento.

O Hospital de Misericórdia indicou 51 equipamentos com alguma necessidade de reparo. Eles foram transportados ao Campus Santos Dumont e já higienizados ao longo da primeira semana do projeto. "Decidimos priorizar as macas e as camas de UTI", revelou o professor Carlos, "até porque algumas macas, nós precisamos apenas lixar e pintar. As camas de UTI estão todas com o mesmo defeito, que é um ponto frágil desse equipamento. Vamos ver a melhor forma de reparar, mas há solução".

Ainda são necessários mais alguns dias até que haja um cronograma definido para a disponibilização dos equipamentos ao hospital. "Temos três professores e dois bolsistas com carga horária de dez horas semanais", explicou Carlos, "e precisamos da equipe: enquanto uma pessoa segura, a outra faz um reparo. E também existe a questão de segurança, é sempre bom haver alguém por perto. E, claro, os professores não pararam, tem outras demandas: coordenação, projetos, participação em comitês. Então, estamos respeitando esse ritmo de dois dias de trabalho na semana (por enquanto, terça e quinta-feira)".

Todos os professores e alunos diretamente envolvidos no projeto são ligados a cursos da área ferroviária no Campus Santos Dumont. "Os bolsistas vão atuar praticando diversos conhecimentos a que eles têm acesso nos cursos técnicos, por exemplo: soldagem, hidráulica e pneumática, usinagem, ajustagem e planejamento de manutenção. E eles também vão praticar cidadania, a própria ideia de que eles podem fazer a diferença para a sociedade, podem contribuir", completou o professor Carlos.

Além de camas e macas, os itens em manutenção incluem berço aquecido, cristaleiras e armários. A diferença entre repará-los ou não pode refletir até no atendimento prestado a um paciente, como lembrou Carlos. "Se consertarmos uma maca, por exemplo, haverá mais um lugar, nem que seja um leito simples ou provisório, para receber um paciente. Uma maca ou uma cadeira em que ele puder esperar um atendimento já é uma ajuda inicial", salientou. Todas as atividades seguem os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Automatização de reanimadores

A contribuição do IF Sudeste MG ao HMSD vai além da manutenção. Outro projeto propõe aprimorar o funcionamento de reanimadores manuais, que oferecem respiração artificial a quem está aguardando atendimento em UTI. Conhecidos também como Ambus (da sigla em inglês Artificial Manual Breathing Unit), eles são operados por técnicos em Enfermagem. Por serem manuais, exigem que o profissional utilize uma mão para controlar o bombeamento do ar e outra para manusear a máscara junto ao rosto do paciente. 

Um grupo de professores e alunos do IF pretende criar um sistema para automatizar o bombeamento dos reanimadores, que, a partir disso, teriam apenas sua frequência regulada pelo profissional de Enfermagem. Ele poderia, então, prestar atenção somente ao paciente, melhorando a qualidade do atendimento. Assim, o primeiro cuidado dedicado a pessoas com síndrome respiratória aguda, por exemplo, seria facilitado e aprimorado no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont. A ação contará com os professores Luciano Gonçalves (coordenador), José Henrique Chaves e Luciano Biazutti, além de alunos bolsistas e uma técnica em Enfermagem.

Profissionais de Saúde em Santos Dumont são beneficiados ainda pelo projeto IFight, que produz equipamentos de proteção individual: escudos faciais (estes já produzidos em impressora 3D pela professora Lívia Ávila desde o fim de março) e, em breve, máscaras de tecido, pantufas, toucas e aventais. Cadastrando-se aqui, pessoas do município podem atuar como voluntárias em corte, costura e embalagem dos itens.

Visão do HMSD

Até a noite de sexta-feira (29), boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont apontava 34 casos confirmados de Covid-19 na cidade, dos quais 16 são de pessoas já recuperadas. Também na sexta, o Hospital de Misericórdia inaugurou 30 leitos criados exclusivamente para tratamento de pacientes infectados pela doença.

"Essas parcerias com o Campus Santos Dumont do Instituto Federal vêm em excelente hora", comentou o provedor do hospital, Ivan Amorim, "e já recebemos equipamentos de segurança que fazem falta para a gente. Os protetores faciais têm ajudado bastante a nossa equipe durante a pandemia, em que a escassez tem sido uma constante. Também agora a recuperação dos equipamentos (e em breve a automatização dos reanimadores manuais) vem em ótimo momento. Nós agradecemos muito ao IF pelos projetos tão nobres para a comunidade e para o HMSD".

registrado em: , ,