Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Saiba tudo sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Santos Dumont
conteúdo

Destaque

Saiba tudo sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Santos Dumont

Programação vai de atividades específicas dos cursos a ações para toda a comunidade, como a III Feira de Ciências
#pratodosverem: Imagem mostra então estudantes do IF, do curso técnico em Mecânica, em apresentação de seu trabalho "Figuras de Lichtenberg" na II Feira de Ciências
  • "> Feira de Ciências.jpg

#pratodosverem: Imagem mostra então estudantes do IF, do curso técnico em Mecânica, em apresentação de seu trabalho "Figuras de Lichtenberg" na II Feira de Ciências

“Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” será o tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, as atividades serão realizadas já a partir da próxima segunda-feira, 14 de outubro, e seguirão até sábado, 19. A programação inclui desde ações específicas dos cursos do IF até eventos que integram o conhecimento produzido na unidade, como II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e a III Feira de Ciências. 

Na abertura, na noite de segunda-feira, duas palestras tratarão de questões diretamente ligadas ao tema desta SNCT, ambas no Auditório do Campus Santos Dumont. Às 18h30, o professor Helton Nonato, do Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG, falará justamente sobre a “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Mestre em Engenharia Florestal, o professor Wanderley Silveira Júnior abordará logo em seguida “O papel do poder público na conservação da biodiversidade”. 

Paralelamente às atividades gerais, os cursos do Campus Santos Dumont oferecerão a seus estudantes uma série de ações específicas, dedicadas a mercado de trabalho e à formação de profissionais de suas áreas. A II Semana da Engenharia, promovida pela graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, por exemplo, já tem seu cronograma definido com diversos minicursos e palestras envolvendo novas tecnologias. Veja aqui

A II Semana da Matemática, organizada pela Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont, também terá uma série de atividades especiais. Uma delas será na terça, a partir das 19h, quando o professor de História João Paulo Pereira de Araújo ministrará aos alunos do curso e a toda a comunidade uma palestra sobre o papel do docente em ensino-aprendizagem. Por sua atuação em uma escola estadual de Leopoldina (MG), João Paulo recebeu em 2013 o prêmio nacional “Educador Nota 10” da Fundação Victor Civita. Todas as formações técnicas do Campus Santos Dumont também terão seus próprios programas.

Simpósio e Feira de Ciências 

Na tarde de quinta-feira, 17, servidores e estudantes apresentarão seus trabalhos no II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont das 15h às 19h. Serão relatadas, por meio da exposição de pôsteres, as experiências em monitoria e outras ações de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade externa e a partir de projetos de pesquisa. 

Já a III Feira de Ciências do Campus Santos Dumont terá apresentações na quinta e na sexta-feira. Gelo quente, aquecedor indutivo, luneta caseira, ovo transparente, carro de controle remoto, representação visual de sons e holograma caseiro estão entre as temáticas dos trabalhos submetidos por estudantes de cursos técnicos. 

Tanto no caso do Simpósio quanto no da Feira de Ciências, servidores do IF avaliarão os trabalhos. Os que obtiverem a maior pontuação em suas categorias serão premiados na manhã de sábado, a partir das 8h, na cerimônia de encerramento. O último evento da semana terá também atividades culturais. O coordenador da comissão organizadora da Feira e do Simpósio é o professor Guilherme Silveira.