Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Sinergia: conheça as experiências do estagiário Gabriel Teixeira, de Manutenção de Sistemas Metroferroviários

Pesquisa

Gabriel é estagiário na Direção de Desenvolvimento Institucional do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra estagiário Gabriel Henrique Teixeira.

A série "Sinergia", em que apresentamos as experiências de estudantes do Campus Santos Dumont que também fazem estágio no IF Sudeste MG, chega à terceira entrevista. Desta vez, conversamos com Gabriel Henrique Teixeira, que concluiu as disciplinas do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e atualmente é estagiário na Direção de Desenvolvimento Institucional da unidade. Confira o bate-papo:

No curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, como as áreas de Elétrica e Mecânica interagem com a Ferrovia?
A formação dá muita ênfase à Eletromecânica. E tem as disciplinas específicas do setor ferroviário, a exemplo de Via Permanente. No fim das contas, a gente aprende a Elétrica e a Mecânica voltadas à Ferrovia, mas isso não significa que o conhecimento adquirido nessas duas áreas não possa ser utilizado para outras finalidades.

Qual é o perfil do estágio que você faz no IF Sudeste MG?
Meu supervisor, o Edmar (Machado, diretor de Desenvolvimento Institucional e técnico em Eletroeletrônica no Campus Santos Dumont), explicou que essa função do estágio seria ideal para quem tivesse conhecimento nas áreas de Elétrica e Mecânica. Por isso a escolha por um técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

E como é o dia a dia?
Tudo que eu faço no dia a dia, eu estudei no meu curso. Ainda que meu estágio tenha mais relação com a parte de Elétrica, agora há pouco, por exemplo, eu estava trabalhando com um compressor de ar, que é um equipamento que exige conhecimento de Mecânica.

Com o meu supervisor, aqui eu faço bastante manutenção predial: por exemplo, troca de lâmpada e de interruptor, manutenção em disjuntor, instalação elétrica etc. Às vezes preciso fazer cálculos para, por exemplo, energizar um circuito de lâmpadas.

Também aprendo bastante sobre normas técnicas e análise de projetos em softwares como o AutoCAD, por exemplo.

Como essa experiência do estágio o tem ajudado a ser um profissional completo?
Haveria outras possibilidades (como o Trabalho Prático de Conclusão de Curso) para cumprir as práticas profissionais, mas o estágio traz uma experiência muito importante e conectada com o meu curso. Fazer o estágio está abrindo a minha mente sobre possibilidades de empreendedorismo no campo da instalação elétrica residencial. Aprendo bastante com as pessoas. Meu supervisor tem um conhecimento vasto sobre a área e me ensina muito. É algo que vou levar para a vida toda, e no fim das contas é isto que mais vale a pena: acumular conhecimento.