Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Solenidade simbólica de formatura de cursos técnicos no IF Sudeste MG é repleta de homenagens
conteúdo

Destaque

Solenidade simbólica de formatura de cursos técnicos no IF Sudeste MG é repleta de homenagens

Concluintes de cinco formações técnicas de diferentes modalidades celebraram conquista na última quinta-feira
#pratodosverem: Imagem mostra Bloco 1 do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG durante solenidade simbólica de formatura.

#pratodosverem: Imagem mostra Bloco 1 do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG durante solenidade simbólica de formatura.

O Bloco 1 do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) recebeu na noite da última quinta-feira, 23 de março, um evento que mobilizou e emocionou centenas de pessoas por diferentes razões. A solenidade simbólica de conclusão dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Logística e Mecânica (nas modalidades integrado e concomitante/subsequente ao Ensino Médio) não apenas homenageou os formandos pela trajetória exitosa na instituição, mas levou ao IF parte da História de Santos Dumont. 

Como tradicionalmente acontece nas sessões solenes da unidade, logo após a execução do Hino Nacional o público cantou o Hino de Santos Dumont. Mas desta vez foi bem mais especial, pois a interpretação in loco ficou a cargo da cantora e ícone sandumonense Marcília de Queiroz, que, ao lado do músico Edinho Viana, encantou formandos, amigos, familiares e servidores presentes.

Quer conferir as fotos da solenidade de ontem? É só acessar bit.ly/formandos0323.

A noite também foi de reconhecimento à competência e à gentileza de Mônica Castello Branco, parceira de longa data do IF Sudeste MG e, particularmente, do curso técnico em Guia de Turismo. Em visitas técnicas, eventos e projetos realizados no Museu de Cabangu, Casa Natal de Alberto Santos Dumont, Mônica ajudou a ressignificar a relação de centenas de estudantes com a vida e a obra do maior inventor brasileiro. 

A mesa de honra da solenidade contou com o reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, e representantes do Campus Santos Dumont: o diretor-geral, Benedito Carvalho, o diretor de Ensino, professor Fernando Caneschi, e a patronesse dos formandos, professora Flávia Calvano. As turmas também indicaram professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores do Campus Santos Dumont, que entregaram certificados simbólicos aos novos técnicos. 

À Assessoria de Comunicação do Campus Santos Dumont, as formandas Thamara Ingrid Torres (responsável pela homenagem aos pais), do curso técnico em Administração concomitante/subsequente, e Camila Vitória de Sá (oradora das turmas), do curso técnico em Guia de Turismo integrado, falaram sobre suas trajetórias nas formações: 

Thamara: “Quando eu ingressei no curso, era uma oportunidade, mas não era a minha primeira opção. Só que eu acabei me apaixonando pela área já no primeiro período e hoje estou aqui me formando. As disciplinas e os professores do curso técnico em Administração me impressionaram muito, além da turma em si, que foi muito acolhedora. Criamos um laço muito forte. Consegui um estágio durante o curso na área de Logística, que é uma vertente do nosso curso, e gostei muito. Tem sido uma experiência incrível, e estou conseguindo usar lá na empresa muito do que aprendi aqui. Além de Logística, gostei muito de Comunicação Organizacional, Marketing e Empreendedorismo.” 

Camila: “Foi uma experiência muito bacana (o curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio), apesar de a gente ter passado por dois anos de ensino remoto (por conta da pandemia). No nosso 3º ano, tivemos duas viagens técnicas com procedimentos rodoviários, aéreos e de hospedagem, além da oportunidade de realizar os guiamentos. Isso nos trouxe mais facilidade para falar em público e conhecimento sobre vários lugares também. Estas foram as experiências mais marcantes porque eram a nossa chance de ver de perto como tudo funciona e executar as ações. Em todas as viagens as tarefas eram divididas em grupo, e cada estudante ficava com uma parte dos procedimentos.”