Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Talk show com pesquisadores do Bora Fazer Ciência conclui IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão

Pesquisa

Com mediação de Iara Nascimento, os doutorandos da UFRJ Daniel Tinôco, Débora Miranda, Neanderson Galvão e Tamires Silva compartilharam experiências e visões sobre a Ciência
#pratodosverem: Imagem mostra Iara Nascimento (IF Sudeste MG), Daniel Tinôco, Tamires Silva, Débora Miranda e Neanderson Galvão (Bora Fazer Ciência) compartilhando a tela durante o talk show.

O IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão teve uma atividade muito especial na quinta-feira (16 de dezembro): o talk show de encerramento, apresentado pela coordenadora de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento, recebeu pesquisadores do projeto Bora Fazer Ciência. Parceiros da unidade de Santos Dumont também na ação Bora Fazer Ciência no Campus, que neste semestre ofereceu lives e minicursos por meio de uma comunicação científica simples, bem-humorada e repleta de conteúdo, quatro doutorandos pela UFRJ relataram diversas experiências de suas trajetórias.

Em "Bora estudar, praticar e compartilhar!", Daniel Tinôco, Débora Miranda, Neanderson Galvão e Tamires Silva abordaram vários pontos importantes sobre seus caminhos como cientistas e também a respeito do papel atual da Ciência em nossa sociedade. Você pode assistir à conversa completa aqui:

Os doutorandos trataram de como o projeto Bora Fazer Ciência, com sua permanente busca por tornar o fazer e o saber científicos acessíveis a todas as pessoas, foi importante em diversos aspectos: desde o desenvolvimento da capacidade de comunicação até o autorreconhecimento dos pesquisadores como cientistas. Daniel, Débora, Neanderson e Tamires comentaram questões como os atuais desafios enfrentados por quem segue carreira acadêmica no país, a superação das dificuldades e a importância de conectar a Ciência e os cientistas com a população e suas necessidades reais. Foi uma conversa que encantou e certamente inspirou quem pôde acompanhá-la.

Semana repleta de atividades

Na terça-feira (14), na palestra de abertura do evento, o professor Gregório Grisa (IFRS) falou sobre a relevância e a necessidade de atuação dos Institutos Federais não apenas em ensino, mas também em pesquisa e extensão. A apresentação teve mediação da diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Lívia Meneguitte Ávila.

Ao longo desta semana, as jornadas de estudantes e servidores do Campus Santos Dumont em ações de ensino, pesquisa e extensão foram compartilhadas nas apresentações de trabalhos. Junto ao IV Simpósio, a I Semana da Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea também oferece minicursos para ajudar os alunos da unidade do IF Sudeste MG em suas pesquisas científicas (na segunda-feira, com a bibliotecária Maria de Lourdes Cardoso, do Campus Avançado Bom Sucesso; hoje, sexta, com a bibliotecária Thaís Helena Silva, do Campus São João del-Rei).