Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > V Feira de Ciências do Campus Santos Dumont cativa público com diversidade e criatividade

Destaque

Edição de 2023 do evento premiou trabalhos entre cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra equipe de estudantes do trabalho "De volta ao passado".

Foram dois dias de apresentações que prenderam a atenção e despertaram a admiração de colegas, servidores, avaliadores e visitantes. A edição de 2023 da Feira de Ciências do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, com trabalhos exibidos na quinta e na sexta-feira (16 e 17 de novembro), foi concluída em grande estilo no último sábado (18), com uma série de apresentações culturais e a certificação e premiação dos projetos mais bem avaliados.

Na categoria “cursos técnicos concomitantes/subsequentes”, o trabalho que obteve a maior nota foi o “Protótipo de Rover com acionamento eletropneumático na garra”, orientado pelo professor Sandro Baldo e desenvolvido pelos estudantes João Paulo Santos, Daiane Ribas, Kahena Dias, Paulo César de Paula Junior, Rayssa Lacerda e Richard Reis, todos da formação técnica em Automação Industrial.

João Paulo conta que a ideia do trabalho foi sugerida pelo professor Sandro na disciplina Eletro-Hidráulica e Pneumática, e o grupo prontamente aceitou o desafio. O protótipo, desenvolvido em cerca de 25 dias, é facilmente controlado pelo celular e capaz de se movimentar e transportar pequenos objetos.

“Precisamos desenhar algumas peças e projetar. Utilizamos o carrinho de MDF, com dois motores para poder dar a partida, e fizemos a ligação elétrica. Para a parte de comando da garra, recorremos ao Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica). Toda a base do projeto veio do curso técnico em Automação Industrial, com disciplinas como Desenho Técnico, Manufatura Aditiva (com as impressões 3D), Eletro-Hidráulica e Pneumática, Programação de Microcontroladores e Gestão Industrial”, relata João, que reconheceu a importância das experiências profissionais anteriores do grupo para a elaboração do trabalho.

O trabalho que obteve o primeiro lugar na categoria “cursos técnicos integrados” fez uma jornada pelo tempo. Orientado pelo professor Sandro Farias, “De volta ao passado” teve como autores Mirela Rodrigues, Maria Luiza de Castro, Brenda Freitas, Ana Flávia Rosa (Guia de Turismo), Iris Viana e Kaio Antônio da Silva (Eletrotécnica). Inicialmente empatado com outros seis projetos na análise dos avaliadores da Feira de Ciências, o trabalho venceu a votação popular, da qual participaram estudantes do Instituto Promove de Ensino, que prestigiaram o evento na sexta-feira.

“A ideia surgiu já no ano passado. Eu falei brincando: ‘e se a gente fizesse uma máquina do tempo?’. Neste ano a Mirela propôs novamente”, relata Brenda. “Teve todo um processo de sair de 2023 para entrar num outro mundo totalmente diferente. Quem acompanhava o trabalho, retornava a um momento em que Albert Einstein escreve uma carta ao (então) presidente (dos EUA) Franklin Roosevelt. A gente queria mesmo criar essa sensação para as pessoas, de sair do mundo em que elas estão vivendo, da rotina delas, e entrar num mundo paralelo”, completa Ana Flávia.

Também receberam certificação na V Feira de Ciências os representantes dos seguintes trabalhos:

Arduino simulando portas lógicas (2º lugar, concomitantes ou subsequentes)
Carregador de celular movido a energia solar (2º lugar, integrados)
Si nota ritmo (2º lugar, integrados)
Objetos de destruição em massa: bombas atômicas, acidentes nucleares e radiação (2º lugar, integrados)
Acessório detector de proximidade (2º lugar, integrados)
Carro sensorial RGB (2º lugar, integrados)
Motor elétrico (2º lugar, integrados)
Harry Potter e o enigma da Óptica (3º lugar, integrados)
Labirinto hidráulico (3º lugar, integrados)
Canhão de batata (3º lugar, integrados)

O Campus Santos Dumont parabeniza todas as equipes da V Feira de Ciências pelo presente que ofereceram à nossa comunidade, com muita dedicação, criatividade e valorização do conhecimento.