Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 05 > Corrida Unificada reúne atletas de todas as idades

Corrida Unificada reúne atletas de todas as idades

A Corrida Unificada 2019 promoveu mais uma manhã de incentivo à saúde e à prática de esportes. Cerca 400 atletas participaram do evento, realizado no último domingo, 28 de abril. Pontualmente, às 8h, corredores de todas as idades iniciaram o percurso das provas que se dividiram em trajetos de cinco e dez quilômetros, além da categoria infantil, que realizou a largada às 9h. Todos os resultados da Corrida Unificação estão disponíveis no site. Já as fotos do evento podem ser acessadas nas páginas do Facebook e do Instagram.

A organização e a grande participação mostraram mais uma vez o sucesso da parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei, o Instituto Federal – Sudeste (IF Sudeste MG) e o Centro Universitário UNIPTAN. O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, parabenizou os participantes e a equipe que trabalhou na realização da corrida, destacando a qualidade evento. “Toda a estrutura montada para receber os atletas mostra a capacidade que estas três instituições têm de trabalhar juntas, promovendo ações de grande impacto positivo”.

Já para o coordenador do curso de Educação Física do UNIPTAN, professor Rubens Bagni Torres, a corrida organizada é equivalente a outras provas de âmbito internacional, oferecendo infraestrutura ao público participante. “Atletas de todas as idades compareceram ao evento e receberam o suporte necessário. O incentivo à prática esportiva é o grande foco da prova, que envolve mais de mil pessoas entre organização e corredores”. De acordo com o professor do IF Sudeste, André Furtado, a corrida “desperta emoções diferentes a cada ano, exaltando sentimentos de solidariedade e de espírito esportivo entre os atletas e o público presente”.

Premiações

A Corrida Unificada premiou participantes de diferentes categorias, das quais os primeiros colocados receberam medalhas e troféus. Os adultos foram divididos em 11 faixas etárias, além das categorias “Geral Feminino” e “Geral Masculino. Já a corrida infantil contemplou cinco faixas etárias.

A primeira colocada na corrida de cinco quilômetros, Magda Aparecida da Silva, comemorou o resultado e elogiou a organização. “A equipe que promoveu a corrida está de parabéns. A largada foi pontual, a sinalização estava impecável e os pontos de hidratação foram ideais. Quanto ao meu resultado, não estava treinando e o primeiro o lugar foi uma surpresa”, completou. Já o vencedor da corrida de dez quilômetros, Gabriel Alberto (foto, à esquerda), contou que o desempenho superou suas expectativas. “É a primeira vez que participo da Corrida Unificada e foi uma ótima experiência. O percurso plano é um ponto que contribui para que o trajeto seja feito com um bom tempo”.

A criançada também pode aproveitar para ter uma manhã esportiva. A corrida infantil contou com a participação de 50 crianças, de cinco a 14 anos, levando diversas famílias ao Campus Tancredo Neves. A família de Zélia Sad e Clayton Ceolin Vargas marcou presença no evento, trazendo seus filhos gêmeos, Fabrício e Gustavo, de Barbacena para correr nas ruas de São João del-Rei. “Nossos filhos praticam corrida desde quatro anos de idade e adoram participar deste tipo de evento. A organização foi excelente e estaremos de volta no próximo ano”, compartilhou Zélia.

Solidariedade

Além de qualidade de vida e estímulo à prática de atividade física, a Corrida Unificada também cumpre um papel social. Para se inscrever, cada atleta forneceu à organização dois quilos de alimentos que, somados, totalizaram cerca de uma tonelada. A arrecadação será doada a entidades assistenciais que atendem famílias de São João del-Rei.

Fonte: ASCOM/UFSJ