Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 07 > Últimos dias- IF Sudeste MG abre chamada para lançamento de livros no VII ENNEABI e VII ERAS
conteúdo

Geral

Últimos dias- IF Sudeste MG abre chamada para lançamento de livros no VII ENNEABI e VII ERAS

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para os interessados em lançar livros durante a programação do evento.
ÚLTIMOS DIAS- IF SUDESTE MG ABRE CHAMADA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS NO VII ENNEABI E VII ERAS

ÚLTIMOS DIAS- IF SUDESTE MG ABRE CHAMADA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS NO VII ENNEABI E VII ERAS

"A história dos negros está ainda na oralidade e tem de ser escrita. Muitos não foram reconhecidos pelo que fizeram. Então, precisamos recontar essas histórias, dar rostos e nomes a pessoas que foram invisibilizadas pelo racismo ou pela falta de oportunidade". Essa é uma fala da assistente social e escritora Selma dos Santos Dealdina no site www.uol.com.br* , mulher preta, remanescente quilombola que organizou junto a outras 17 mulheres quilombolas o livro: "Mulheres Quilombolas - Territórios de existências negras femininas".

Tradicionalmente, a oralidade marca a estrutura do narrar e reverberar dos povos negros e indígenas ao longo de sua história. Mas depois de mais de 500 anos em que as histórias dos "griots" são registradas em livros por pesquisadores e intelectuais, como diz Selma dos Santos é a hora de se recontar essas histórias pela perspectivas daqueles que foram invisibilizados.

Pensando nisso, a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS está com a chamada para lançamentos de livros que comporão a programação do evento . As inscrições terminam nesta sexta-feira,  até 07 de julho. 

 

Sobre a chamada

Os autores interessados em lançar seu livros, devem preencher formulário próprio (link abaixo) e a temática do mesmo deve estar de acordo com os eixos temáticos definidos pela Comissão Científica do evento, a saber:

  • Ageísmo Negro e Preconceito
  • Branquitude e Relações Raciais
  • Direitos, ações afirmativas e políticas públicas
  • Educação para as relações étnico-raciais (ERER)
  • Mídia e negritude
  • Negros(as) / in indígenas Arte, literatura e culturas afro-brasileiras e africanas ou indígenas, inovação e tecnologias:
  • Negros(as) / indígenas e ciências exatas
  • Quilombos e quilombolas; Educação escolar quilombola; Saberes e Territorialidades
  • Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades
  • Relações de trabalho
  • Religiosidades, ancestralidades
  • Saúde, corpo e diversidades étnico raciais
  • Sustentabilidade
  • Territórios e territorialidades afro-indígenas

 

Sobre o VII ENNEABI

Com o tema "A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará no Campus São João del-Rei o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023. A programação ainda está sendo definida.

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

A chamada  de lançamento de livros tem como objetivo oportunizar a participação dos alunos, docentes e servidores de toda Rede Federal, sendo um evento nacional, bem como pesquisadores, parceiros e instituições que tenham foco nas Relações Raciais. 

Já o formulário de inscrição tem por finalidade a coleta dos dados pessoais necessários para o registro da proposta de chamadas para o lançamento de livros "VII ERAS e VII ENNEABI" e posterior contato com o titular que tiver sua proposta contemplada. 

 

Sobre o ENNEABI

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

 

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui

Para acessar o site do evento, clique aqui

 

* Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/10/27/em-livro-escritora-chama-atencao-para-a-questao-quilombola-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola