Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > IF Sudeste MG divulga convidados de conferência de abertura do VII ENNEABI
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG divulga convidados de conferência de abertura do VII ENNEABI

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal , que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro de 2023. Conferência de abertura será no Teatro Municipal
IF SUDESTE MG DIVULGA CONVIDADOS DE CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO VII ENNEABI

IF SUDESTE MG DIVULGA CONVIDADOS DE CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO VII ENNEABI

Quando a gente faz uma grande festa, sempre tem aqueles convidados especiais. Pode ser um amigo especial ou um parente de longe. Pois, realizar um evento nacional como o VII ENNEABI e VII ERAS também é uma grande festa e para somar aos nossos mais de 1.200 inscritos trouxemos pessoas especiais para a conferência de abertura do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro. 

Pensando nisso a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS divulga nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, aos palestrantes e mediadora confirmados para a Conferência de Abertura do evento que acontecerá no dia 14 de setembro às 19 horas no Teatro Municipal em São João del-Rei.  A programação completa já está no site. 

 

Sobre a Conferência de abertura

A Conferência de Abertura será realizada presencialmente na cidade de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, durante a noite de abertura solene VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal, no dia 14 de setembro, no Teatro Municipal, onde haverá também presença de autoridades, entre gestores do IF Sudeste MG e outros IFs do país, deputados e representantes de instituições e organizações ligada a temática das relações raciais. 

O tema de abertura será "Perspectivas indígenas e quilombolas para a construção de uma educação técnica e tecnológica emancipatória" com Nego Bispo e Felipe Tuxá e mediação de Débora Rodrigues.

 

Sobre os palestras e mediadora

NEGO BISPO- Antônio Bispo dos Santos: quilombola, lavrador, formado por mestres e mestras de ofícios, estudou até 8ª série do Ensino Fundamental, morador do Quilombo Saco Curtume, em São João do Piauí – PI. É membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e integrante da rede de mestres e docentes da Universidade de Brasília. Autor de inúmeros artigos e poemas e dos livros: Quilombos, Modos e Significados (2007), Colonização, Quilombos Modos e Significações (2015) e A terra dá, a terra quer (2023).


FELIPE TUXÁ- 
É pesquisador indígena do povo Tuxá de Rodelas, Aldeia Mãe, Bahia. Fez a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado e doutorado em Antropologia Social na Universidade de Brasília. Atua como professor adjunto na Universidade Federal da Bahia no Departamento de Antropologia e Etnologia. É membro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia dessa mesma instituição. Seus interesses de pesquisa e ensino estão voltados para a violação de direitos indígenas, conflitualidades e violências contra povos indígenas, direitos humanos, desdobramentos de Mega-Empreendimentos em territórios tradicionais e políticas indigenistas. É membro da Associação Brasileira de Antropologia, atuando em seu comitê de Assuntos Indígenas e membro da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ). É idealizador e membro da Articulação de Antropólogos Indígenas. Tem ministrado cursos diversos de extensão e de ensino na graduação e pós-graduação como: Direitos Indígenas, Direitos Indigenistas, Antropologia da Violência e Cultura, Poder e Relações Raciais.

 

DÉBORA RODRIGUES- Educadora Quilombola. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade de Santa Luzia (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Doutoranda em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante da equipe de docentes do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola (aperfeiçoamento). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA), da UFMG. Integra a equipe de pesquisadores do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade étnico-racial e cultural com enfoque na educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos.

 

Sobre o VII ENNEABI

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

 

Para acessar o site do evento com a programação completa, clique aqui