Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 09 > Com caravanas vindas de todo país o VII ENNEABI pede passagem
conteúdo

Geral

Com caravanas vindas de todo país o VII ENNEABI pede passagem

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Exibir carrossel de imagens COM CARAVANAS VINDAS DE TODO PAÍS O VII ENNEABI PEDE PASSAGEM

COM CARAVANAS VINDAS DE TODO PAÍS O VII ENNEABI PEDE PASSAGEM

"Boa noite, pra quem é de boa noite. Bom dia, pra quem é de bom dia. A bênção, meu pai a bênção. Maculelê é o rei da valentia. É com a letra do grupo Berimbrown que a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS celebra a chegada do dia tão esperado e planejado do nosso encontro. 

Há exatamente 5 anos e 06 meses, 13 disparos calaram fundo a voz e provocaram a indignação de homens e mulheres negros, indígenas e pessoas brancas conscientes de seus privilégios e aliados na luta por uma sociedade menos racistas.

No dia 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e o motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados. A motivação do crime ainda é desconhecida, mas há indício de se tratar de um crime político, por ser uma mulher negra, lésbica, que fez de sua trajetória política um palco para denúncia da violência do Estado contra populações marginalizadas.

Em memória à morte de Marielle Franco, a Comissão Organizadora lançou este ano na mesma data, dia 14 de março, o site oficial do evento, bem como a identidade visual do evento.  E nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, depois de 06 meses de muito trabalho, começa às 08 horas as atividades do VII ENNEABI que segue com uma intensa e diversificada programação até sábado, dia 16 de setembro.

Com o tema A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará no Campus São João del-Rei o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023. A programação está no site do evento (link abaixo).

O caso de Marielle, de João Alberto, do menino Miguel, casos célebres entre tantos outros desconhecidos em um país como o Brasil, em que o racismo estrutural mata. Diante dessa realidade, o papel das instituições de ensino torna-se fundamental como espaço de reflexão, resistência e reconstrução de uma educação antirracista para todos.

 

“A realização do ENNEABI no IF Sudeste MG mostra o quanto estamos trabalhando para assumir essas pautas históricas das populações invisibilizadas, permitindo por meio de ações afirmativas que essas populações negras, indígenas e quilombolas assumam um protagonismo na instituição”, ressalta o reitor Professor André Diniz que trouxe as ações afirmativas como uma de suas principais pautas de gestão.

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

“Precisamos reconhecer o importante papel que esses núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas ( NEABs e NEABIs) tem dentro da Rede Federal. Fazemos parte de bancas de heteroidentificação, que dão acesso e direito às vagas por cotas raciais, promovemos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e ainda ações que visam combater o racismo institucional no ambiente escolar. Sediar esse evento nacional aqui será uma importante missão”.

Sobre o ENNEABI

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

Sobre a Conferência de abertura

A Conferência de Abertura será realizada presencialmente na cidade de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, durante a noite de abertura solene VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal, no dia 14 de setembro, no Teatro Municipal, onde haverá também presença de autoridades, entre gestores do IF Sudeste MG e outros IFs do país, deputados e representantes de instituições e organizações ligada a temática das relações raciais. 

O tema de abertura será "Perspectivas indígenas e quilombolas para a construção de uma educação técnica e tecnológica emancipatória" com Nego Bispo e Felipe Tuxá e mediação de Débora Rodrigues.


Para acessar o site do evento, clique aqui

Para acessar a programação completa clique aqui