Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 09 > IF Sudeste MG divulga selecionados para Feira Afroempreendedora 2023 no VII ENNEABI

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para os interessados em participar da Feira Afroempreendedora durante a programação do evento

A Comissão Organizadora divulga resultado das inscrições para produtores e produtoras negros, quilombolas e indígenas para participar da IV Feira Afroempreendedora que ocorrerá junto ao VII ENNEABI (Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dias 14 a 16 de setembro de 2023.

A Feira Afroempreendedora visa abrir um espaço para a grande força criativa e empreendedora dos afroempreendedores. As inscrições que encerraram no dia 20 de agosto, são direcionadas a todos que se autodeclaram negras(negros), indígenas e quilombolas que criem em diferentes setores (arte, moda, cosméticos, gastronomia, audiovisual, comunicação, entre outros) e estejam interessados em oferecerem seus produtos no evento.

Vale ressaltar que a comissão organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS não se  responsabiliza e nem arca com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação dos empreendedores. Se compromete a, apenas, ceder o espaço, sem vantagem financeira ou ônus quanto à participação.

Ao selecionar os expositores, a Comissão Organizadora levou em conta as propostas respeitando:
- ordem de inscrição;
- diversidade em relação às outras propostas;
- viabilidade da estrutura do evento.

Sobre a Feira Afroempreendedora

Dias 14 e 15/09 (quinta e sexta-feira)
Horário: 09:00 às 18:00
Local: IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.
Informações sobre o local: O Campus fica localizado numa área mais afastada da cidade. Os possíveis compradores serão os participantes do evento, estudantes e servidores da instituição. Hoje, dia 03 de agosto,  temos aproximadamente 900 inscritos no evento.

Dia 16/09 (sábado)
Horário: 13:00 às 18:00 Local: Pátio Matozinhos.
Informações sobre o local: É um local de grande circulação na cidade, um tipo de Shopping vertical. Além do público participante do evento teremos a participação espontânea dos cidadãos de São João del-Rei. Ocorrerão apresentações culturais durante a realização da Feira.

Sobre o VII ENNEABI

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

Para acessar o Resultado da Feira Afroempreendedora, clique aqui

Para se inscrever no VII ENNEABI e VII ERAS, acesse o site do evento aqui