Geral
IF Sudeste MG homologa Eleições 2024 no CONSU e divulga balanço final

IF Sudeste MG divulga balanço final das Eleições 2024 e perfil dos eleitos
Toda instituição é forte, se faz sua ações coletivamente. Assim como as ações e políticas públicas promovidas pelo IF Sudeste MG, a construção do processo eleitoral de 2024 para escolha dos novos diretores-gerais e Reitor do IF Sudeste MG, de forma democrática e transparente, foi um trabalho realizado a muitas mãos. Nesta terça-feira, dia 31 de dezembro de 2024, o Conselho Superior do IF Sudeste MG homologou oficialmente o resultado das Eleições de 2024, que escolheu os sete diretores-gerais e o reitor do IF Sudeste Mg que conduzirão a instituição de 2025 a 2029.
Primeira etapa: Comissões Eleitorais Locais
O processo foi deflagrado na reunião do Conselho Superior do dia 03 de outubro, em que foi estabelecida a Comissão do CONSU, formada por membros titulares dos três segmentos: discentes, docentes e técnicos- administrativos. Esta comissão foi responsável pela primeira etapa que elegeu nos campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei, os representantes dos três segmentos, sendo 03 titulares e 03 suplentes para cada segmento, que compuseram as Comissões Eleitorais Locais.
Este processo teve início com o lançamento do edital aprovado no dia 14 de outubro no Conselho Superior e seguir até a primeira reunião oficial no dia 30 de outubro. A Comissão de Escolha das Comissões Eleitorais locais foi presidida pela servidora Juliana Rodrigues, representante TAE do Campus São João del-Rei no CONSU.
Das 126 vagas em disputa, somente 50 servidores e estudantes se candidataram e foram eleitos no dia 24 de outubro. O restante das vagas foram preenchidas por indicações das subcomissões (SPPD, SCIS), representações estudantis com o auxílios das direções-gerais dos campi.
No dia 30 de outubro foi eleita a primeira composição da Comissão Eleitoral Central, composta pelos membros das Comissões Eleitorais Locais, tendo como presidente Geovani Gomes Martins, que permaneceu até 11 de dezembro, sendo substituído posteriormente por José Bernardo de Broutelles que permaneceu até o final do processo eleitoral.
Neste período, a Comissão das Comissões continuou auxiliando as Comissões Eleitorais Locais e Central, no sentido de fortalecer as equipes, reforçar as suplências e permitir que os trabalhos fossem realizados da forma mais integrada possível.
Segunda etapa: o processo eleitoral
Com a publicação de regulamento eleitoral no dia 21 de novembro, o IF Sudeste MG deu início à principal fase das Eleições 2024, que culminaria nos dias 13 de dezembro (apuração do primeiro turno) e 21 de dezembro (apuração do segundo turno) com a escolha de reitor(a) e sete diretores(as)-gerais para gestão da instituição durante o quadriênio 2025-2029. Além da Reitoria, participaram os campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.
As inscrições de candidaturas a ambos os cargos ocorreu entre 25 e 26 de novembro, com período de campanha em primeiro turno previsto iniciado no dia 29, seguindo até o dia 11 de dezembro, véspera da eleição em primeiro turno. Nessa disputa concorreram 03 candidatos a Reitor e 15 candidatos e candidata a diretor(a)-geral dos sete campi. Desses candidatos, apenas um mulher no pleito, Professora Teresinha Magalhães, candidata a reeleição do Campus São João del-Rei.
Ao cargo de reitor, que foram candidatos os professores: André Diniz, José Manoel e Valdir Silva, puderam candidatar-se docentes pertencentes ao quadro permanente de qualquer dos campi e campi avançados que integram o IF Sudeste MG, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício. Também é necessário possuir o título de doutor ou estar posicionado nas Classes DIV ou DV da carreira.
Já os(as) candidatos(as) à direção-geral de qualquer dos campi mencionados poderiam ser tanto professores quanto técnicos administrativos. Dentre os 15 candidatos, somente um técnico- administrativo na disputa do pleito, o pedagogo Diogo Matos que também disputou a direção-geral no Campus São João del-Rei.
Contudo, neste último caso, é necessário ocupar cargo efetivo de nível superior. O tempo mínimo de efetivo exercício também é de cinco anos, mas ao menos um destes três requisitos também precisava ser preenchido:
I - possuir os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor
II – possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão no IF Sudeste MG
III– ter formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.
Vale lembrar que não puderam se candidatar servidores que já estivessem encerrando seu segundo mandato consecutivo.
Uma das grandes diferenças das eleições 2024, em relação à anterior, foi a possibilidade de os candidatos visitarem as unidades do IF Sudeste MG presencialmente para apresentarem suas propostas em espaços coletivos e conversarem diretamente com a comunidade. Em 2020, a pandemia de Covid-19 inviabilizou esta forma de campanha. Fazendo com que no último pleito as reuniões e debates ocorressem exclusivamente on-line.
O primeiro turno
A possibilidade de visita às unidades exigiu fôlego aos candidatos, em especial, aos candidatos a reitor, que esforçaram-se para cumprir a agenda de visitas nas 10 unidades em um curto período de 13 dias do primeiro turno. No dia 12 de dezembro ocorreram as eleições em primeiro turno.
Desta disputa já foram definidos como eleitos, pois não houve disputa em segundo turno: Sílvio Anderson Toledo Fernandes (Campus Juiz de Fora), Romildo Lopes de Oliveira(Campus Manhuaçu), Leonardo Bertholdo de Assis (Campus Muriaé), André Narvaes da Rocha Campos(Campus Rio Pomba), Sandro Faria Pinto (Campus Santos Dumont) e Teresinha Magalhães ( Campus São João del-Rei).
O segundo turno
O Campus Barbacena e a Reitoria tiveram mais de dois candidatos aos pleitos e por isso decidiram seus dirigentes máximo na disputa do segundo turno.
Em Barbacena, os mais bem colocados foram: Alex Botelho (27,72%) e José Alexandrino Filho (26,93%) que promoveram a campanha de segundo turno entre os dias 16 e 19 de dezembro. A votação foi no dia 20 de dezembro em que Alex Botelho foi eleito com 40,83%. A apuração ocorreu no dia 21 de dezembro.
Já para a disputa da Reitoria, os mais bem colocados foram: André Diniz (27,83%) e Valdir Silva (23,87%). que promoveram a campanha de segundo turno entre os dias 16 e 19 de dezembro. A votação foi no dia 20 de dezembro em que Valdir Silva foi eleito com 37,20%. A apuração ocorreu no dia 21 de dezembro.
Resultado definitivo e balanço final
No dia 23 de dezembro, foi publicado o Resultado definitivo das Eleições 2024 e o Balanço Final do Processo Eleitoral 2024 coordenado pela Comissão Eleitoral Central e Comissões Eleitorais Locais foi publicado no dia 24 de dezembro.
Segundo este documento, Em primeiro turno o processo foi composto por quarenta e cinco urnas, conforme disposto no regulamento.
O maior percentual de abstenção foi registrado para o segmento discente. Em média, o percentual de abstenções para este segmento foi de 58,32% - variando entre 91,80% (Urna 40, Reitor - Campus Santos Dumont) e 9,63% (Urna 7, Diretor(a)-Geral do Campus Manhuaçu). Os segmentos docente e técnico administrativo tiveram percentuais médios de abstenção de apenas 6,70% e 8,54% - respectivamente.
Já no segundo turno o processo foi composto por vinte e sete urnas, sendo três (uma por segmento) para eleição do cargo de Diretor(a)-Geral do Campus Barbacena e vinte e quatro (uma por segmento, por campi e Reitoria e campi avançados) para eleição do cargo de Reitor(a).
Novamente, o maior percentual de abstenção foi registrado para o segmento discente. Em média, o percentual de abstenções para este segmento foi de 68,48% - variando entre 90,44% (Urna 04, Eleição para Reitor(a) da Reitoria e Campi Avançados) e 51,% 85%(Urna 13, Eleição para Reitor(a), Campus Manhuaçu)). Os segmentos docente e técnico administrativo tiveram percentuais médios de abstenção de apenas 9,18% e 9 , 7 9 % - respectivamente.
"Esses foram grandes desafios. Primeiro, que a dedicação para a Comissão Eleitoral não é exclusiva, o que onerou muito os membros em um trabalho árduo em que foram poucos servidores para o volume de trabalho. Segundo, a necessidade de revermos para o futuro a participação de estudantes, que foi a maior ausência nas eleições de primeiro e segundo turno", explicou o presidente da Comissão Eleitoral Central, Professor José Bernardo De Broutelles.
Outro ponto destacado pelo presidente da CEC foi o curto prazo desde a composição da CEC em 30 de outubro até a entrega do resultado e homologação nesta terça-feira, dia 31 de dezembro. "Precisamos refletir de forma interessante que precisamos ampliar também a participação de mulheres, só tivemos uma candidata. Quero agradecer imensamente a todos os envolvidos, a Comunicação, aos membros de todas as comissões eleitorais, os intérpretes de Libras e a Comissão Técnica. A grande vitória é de toda comunidade".
Os dados detalhados referente aos Processos Simultâneos de Consulta Eleitoral para os Cargos de Reitor e Diretor-Geral do IF Sudeste MG estão publicados e disponíveis na página oficial da eleição, a saber, https://www.ifsudestemg.edu.br/eleicoes/eleicao-geral-2024.
Em suma, os escolhidos democraticamente pela comunidade do IF Sudeste MG foram:
Quem são os novos dirigentes
VALDIR SILVA- Possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006) e bacharelado em Turismo pela Fundação Educacional Comunitária Formiguense- FUOM (1999). Atualmente, é coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, professor do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo EAD dos Campi Barbacena e São João del Rei. Foi diretor de Extensão(2014 a 2017), Pró-Reitor de Extensão (2017-2021) e tem experiência nas áreas de gestão da educação, com ênfase em Extensão - educação profissional e tecnológica, atuando nos temas: turismo, meio ambiente e patrimônio cultural.
ALEX BOTELHO- Graduado como Engenheiro Agrônomo (2004), Mestre (2005) e Doutor (2010) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a oportunidade de atuar junto a agricultores familiares nos quatro anos que estive como extensionista agropecuário da EMATER-MG (2008 a 2012). Em 2012 assumi como docente no IF Sudeste MG- Campus Barbacena. Em 2014, foi coordenador do curso de Agronomia do campus. Já em 2017, atuou como Diretor de Ensino (2017-2021) do campus. Atualmente, é docente dos cursos da área de Agropecuária.
SÍLVIO FERNANDES- Licenciado em Educação Física (2003) e Bacharel em Nutrição (2009). Especialista (lato sensu) em Atividades Motoras para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (2004). Mestre em Educação Física (2009). 3á foi Diretor de Desenvolvimento Institucional (2012 a 2016) e Diretor de Ensino (2016 a 2021) do Campus 3uiz de Fora do IF Sudeste MG. Desde maio de 2010 é professor (DE) de Educação Física do Campus 3uiz de Fora e, desde abril de 2021 é Diretor de Ensino da Pró- Reitoria de Ensino do IF Sudeste MG.
ROMILDO DE OLIVEIRA- Docente desde 2005, atuou Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro - SENAI/CETIND e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG até 2020, ano este que passou a compor o quadro de servidores do IF Sudeste MG- Campus Manhuaçu. Docente com diversas disciplinas nos cursos de Graduação em Agronomia, no Técnico em Cafeicultura e na Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável. Participação em comissões temporárias e permanentes. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Agronomia. Membro dos Colegiados dos Cursos Técnico em Cafeicultura e da Pós-graduação em Cafeicultura Sustentável. Participação em projeto de extensão.
LEONARDO BERTHOLDO- Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. Graduação em Licenciatura em Matemática. Faculdades Integradas de Cataguases, 2006. Docente desde 2007, trabalhou na Secretaria de Educação de Minas Gerais, na Secretaria Municipal de Leopoldina. Em 2011, ingressou como professor substituto IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. Em 2013, ingressou como professor efetivo do IFNMG– Campus Arinos e no mesmo ano ingressou como professor efetivo do IF Sudeste MG – Campus Muriaé. Atualmente, é diretor de Ensino do Campus Muriaé.
ANDRÉ NARVAES- Engenheiro agrônomo formado pela UFV. Durante o curso, descobriu o desejo de seguir a carreira acadêmica que se consolidou com o ingresso no mestrado em Microbiologia Agrícola na mesma instituição. Iniciou o doutorado em microbiologia agrícola em 2005 e realizou parte dos estudos na França com financiamento obtido junto ao CNPq. Tomei posse como professor EBTT do Campus Rio Pomba em janeiro de 2010. Já lecionou em cursos técnicos integrados, cursos técnicos concomitantes e subsequentes, cursos de graduação e de pós-graduação Lato e Stricto sensu. É docente permanente no Programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado e doutorado) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Pomba (2014-2017) e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG (2017-2021).
SANDRO FARIAS PINTO- Servidor do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont desde junho de 2015. Tem graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com Mestrado em Física Aplicada pela mesma universidade. Em 2010 ingressou como professor substituto no Cefet – MG – Campus Timóteo. Em 2015, ingressou no IF Sudeste MG- Campus Santos Dumont, onde atua como Chefe do laboratório de Física e Metrologia. Representante no Campus Santos Dumont, das olimpíadas: OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. ONC – Olimpíada Nacional de Ciências. OBF – Olimpíada Brasileira de Física desde 2017. É coordenador do Torneio de Física para Meninas (TFM2024) voltado exclusivamente para as alunas do Ensino Médio Integrado.
TERESINHA MAGALHÃES- Doutora na área de SISTEMAS COMPUTACIONAIS - Ciências em Engenharia Civil pela UFRJ, mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela UFSC, especialista em MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA pela UFLA, especialista em GESTÃO PÚBLICA pela Faculdade de Educação São Luís, Especialista em GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA pelo IFSC. Graduada em Processamento de Dados pelo CESJF, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura em Letras-Inglês. Experiência Acadêmica (24 anos), experiência em Gestão (19 anos), Diretora Acadêmica na FESJ, Diretora de Pesquisa e Diretora-Geral no IF SUDESTE-MG, Campus São João del-Rei. Tem conhecimento e afinidade por GESTÃO DA QUALIDADE - Avaliadora do Prêmio Mineiro. Membro da COMISSÃO ASSESSORA DE ÁREA (CAA) do ENADE na área de Gestão da Tecnologia da Informação do INEP. Atualmente, é diretora-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei.