Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Estágios e Egressos > Estágio
conteúdo

Estágio

publicado 23/04/2019 15h45, última modificação 06/05/2022 13h29

As atividades presenciais do Campus São João del Rei retornaram no dia 21 de março de 2022. As demandas relacionadas ao Setor de Estágios estão sendo atendidas via e-mail (estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br) e também presencialmente.

ATENÇÃO:  NÃO ASSINAMOS DOCUMENTOS COM DATA RETROATIVA. Portanto, nunca inicie atividades antes de regularizar sua documentação junto ao Setor de Estágios.

 ***

O Estágio é a oportunidade que os estudantes têm de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente de trabalho. O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, conforme determinação das diretrizes curriculares, do projeto pedagógico do curso e regido pela Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008. A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório é definida no projeto pedagógico do curso, atendida a legislação vigente.

 O estágio é condição para a certificação, ou seja, como o estágio consta na matriz curricular, o aluno que não realizá-lo fica impossibilitado de receber o diploma de conclusão de curso. É de competência exclusiva do aluno buscar meios de realizar seu estágio.

 Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte.

Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa.

 Abaixo, encontram-se as informações para a realização do seu estágio, bem como todos os documentos necessários para download.

 

Os documentos de estágios solicitados nessa página devem ser entregues impressos, em suas vias originais, pessoalmente no Setor de Estágios e Egressos. 

 

Documentos necessários para iniciar o estágio

Antes de iniciar a organização da documentação, o discente deverá procurar o coordenador do curso,  manifestando a intenção de realizar o estágio.

Após autorização para iniciar o estágio, o aluno deverá verificar se empresa concedente do estágio já tem convênio ativo no SIGAA*. Caso não tenha, deverá entregar no Setor de Estágio os seguintes documentos (O Termo de Convênio será gerado e enviado para assinatura das partes):

      • RG e CPF do(s) responsável(is) legal(is) da empresa concedente, digitalizado em arquivo .pdf 
      • Contrato Social da empresa, digitalizado em arquivo .pdf
      • CNPJ da empresa, digitalizado em arquivo .pdf

Depois do convênio devidamente firmado, o aluno deverá entregar a seguinte documentação, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis antes do início do estágio:

1- Requerimento de Estágio - 1 via

2 - Plano de atividades do estágio - 3 vias

3 - Termo de Compromisso de Estágio - 3 vias

 * Para consultar as empresas concedentes de estágio que já tem convênio ativo no SIGAA, clique aqui. 

Em caso de ESTÁGIO OBRIGATÓRIO e de o seguro não ser contratado pela empresa concedente do estágio, o aluno deverá informar os seguintes dados do seguro contra acidentes pessoais, na Cláusula Quarta do Termo de Compromisso:

            - Companhia: MBM Seguradora S.A.

            - Apólice: 18.0982.54480.001 

 

 

Documentos necessários para finalizar o estágio

Para finalizar o estágio, o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

1 - Relatório final do estágio

2 - Ficha de Avaliação - professor orientador

3 - Ficha de Avaliação - supervisor de estágio 

4 - Lista de Presença 

 

 

Documentos necessários para aproveitamento de atividade profissional

O estudante que exercer atividade profissional correlata ao seu curso na condição de empregado devidamente registrado, autônomo ou empresário, poderá requerer o aproveitamento de suas horas de atividades de práticas profissionais em horas de Estágio Curricular Obrigatório, desde que previsto no projeto pedagógico do curso. Para operacionalizar as atividades exercidas, o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

Requerimento para aproveitamento de atividades de práticas profissionais

Relatório de Práticas Profissionais

Este relatório deverá correlacionar as atividades desenvolvidas com as competências profissionais inerentes ao seu curso e deverá apresentar aval explícito/assinatura da chefia imediata na empresa/organização/instituição e/ou responsável legal pela mesma.

Ficha de Avaliação do Relatório de práticas profissionais

Declaração do coordenador de curso - modelo 

A declaração deverá constar a quantidade de horas despendidas pelo aluno nas atividades de Práticas Profissionais para aproveitamento das horas no estágio curricular obrigatório. Observar o disposto nos artigos 52 a 55 do Regulamento de estágio supervisionado do Campus São João del-Rei.

Anexar à Declaração uma cópia dos comprovantes, respectivamente:

PARA EMPRESÁRIOS: Contrato Social;

PARA FUNCIONÁRIOS: Carteira Profissional (Foto/ Identificação/ Contrato)

PARA SERVIDOR PÚBLICO: Termo de posse.

 

Orientações sobre preenchimento e entrega dos documentos

O aluno deverá consultar se a empresa onde pretende fazer o estágio possui convênio vigente com o IF Sudeste MG - Campus São João del Rei ativo no SIGAA. Caso seja necessário celebrar o convênio, o Setor de Estágios o fará, via SIGAA, a partir do cadastro dos documentos da empresa entregues pelo aluno. Quanto aos demais documentos, o aluno deverá fazer o download e preencher de forma digitada, com o auxílio do professor orientador. Em caso de dúvidas no preenchimento da documentação, procurar o professor orientador. Em seguida, o aluno deverá coletar todas as assinaturas requeridas em cada um dos documentos (professor orientador, coordenador de curso, supervisor de estágio, representante legal da empresa e setor de registros acadêmicos). Logo após, com todos os documentos devidamente preenchidos e assinados, o professor orientador deverá entregá-los ao Setor de Estágio, para formalizar a solicitação do estágio. A documentação será conferida e assinada pelo Setor de Estágios e duas vias do Plano de Atividades e do Termo de comrpomisso de Estágio serão devoividas ao aluno, para que ele fique com uma via e entrege a outra para a empresa.  Ao término do estágio, o estudante deverá entregar a documentação final exigida, a qual será avaliada pelo responsável do Setor de Estágio que, posteriormente, elaborará o Certificado de Conclusão de Estágio e o encaminhará ao Setor de Registros Acadêmicos para fins de expedição de diploma.

  

Legislação:

Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008

Regulamento de estágio supervisionado do Campus São João del-Rei

 

Atendimento:

Horário de atendimento: Segunda-feira a sexta-feira: de 13:00 às 21:00 horas

E-mail: estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Telefone3379-4536

Servidora responsável: Amanda Carolina Costa Silveira