Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Estágios e Egressos > Estágio
conteúdo

Estágio

publicado 23/04/2019 15h45, última modificação 21/05/2021 10h28

ATENÇÃO: Devido ao estado de emergência de saúde pública em função da pandemia pelo COVID-19, as atividades presenciais do Campus São João del Rei estão suspensas desde o dia 17 de março de 2020. Todas as demandas relacionadas ao Setor de Estágios estão sendo atendidas via e-mail: estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Abaixo, as duas Instruções Normativas vigentes, que orientam sobre os procedimentos relativos aos estágios supervisionados no âmbito do IF Sudeste MG em decorrência da pandemia relacionada ao Novo Coronavírus (COVID-19):

Instrução Normativa Conjunta PROEN/PROEX IF Sudeste MG Nº 01, 17 de setembro de 2020 - clique aqui

Instrução Notmativa PROEX IF Sudeste MG nº 02, de 07 de maio de 2021 - clique aqui    

 ***

O Estágio é a oportunidade que os estudantes têm de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente de trabalho. O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, conforme determinação das diretrizes curriculares, do projeto pedagógico do curso e regido pela Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008. A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório é definida no projeto pedagógico do curso, atendida a legislação vigente.

 O estágio é condição para a certificação, ou seja, como o estágio consta na matriz curricular, o aluno que não realizá-lo fica impossibilitado de receber o diploma de conclusão de curso. É de competência exclusiva do aluno buscar meios de realizar seu estágio.

 Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte.

Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa.

 Abaixo, encontram-se as informações para a realização do seu estágio, bem como todos os documentos necessários para download.

 

Documentos necessários para iniciar o estágio

Para iniciar o estágio, o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

1 - Documentos referentes à empresa onde o estágio será realizado:

      • RG e CPF do(s) responsável(is) na concedente, digitalizado em arquivo .pdf (caso o responsável na concedente seja estrangeiro, o número do passaporte e o arquivo digital serão necessários)
      • Contrato social da empresa, digitalizado em arquivo .pdf
      • CNPJ da empresa, digitalizado em arquivo .pdf
      • Número do CPF e do RG do funcionário que atua como seu supervisor de estágio.

Caso a empresa tenha convênio com o IF Sudeste MG - Campus São João del Rei, os dados da empresa serão cadastrados no SIGAA - Central de Estágios. Se a empresa ainda não for conveniada, o documento do convênio será gerado via SIGAA e enviado ao aluno para coleta de assinatura na empresa.

2 - Requerimento de Estágio

3 - Plano de atividades do estágio

4 - Termo de Compromisso de Estágio

(Clique nos links para fazer o download dos documentos) 

 

Em caso de ESTÁGIO OBRIGATÓRIO e de o seguro não ser contratado pela empresa concedente do estágio, o aluno deverá informar os seguintes dados do seguro contra acidentes pessoais, na Cláusula Quarta do Termo de Compromisso:

            - Companhia: Liberty Seguros

            - Apólice: nº 82-67-403.278

 

Documentos necessários para finalizar o estágio

Para finalizar o estágio, o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

1 - Relatório final do estágio

2 - Ficha de avaliação do professor orientador

3 - Ficha de avaliação do supervisor do estágio

4 - Lista de Presença

(Clique nos links para fazer o download dos documentos)

 

Documentos necessários para aproveitamento de atividade profissional

O estudante que exercer atividade profissional correlata ao seu curso na condição de empregado devidamente registrado, autônomo ou empresário, poderá requerer o aproveitamento de suas horas de atividades de práticas profissionais em horas de Estágio Curricular Obrigatório, desde que atenda o projeto pedagógico do curso. Para operacionalizar as atividades exercidas, o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

Requerimento para aproveitamento de atividades de práticas profissionais

Relatório de Práticas Profissionais

Este relatório deverá correlacionar as atividades desenvolvidas com as competências profissionais inerentes ao seu curso e deverá apresentar aval explícito da chefia imediata na empresa/organização/instituição e/ou responsável legal pela mesma.

Ficha de Avaliação do Relatório de práticas profissionais

Declaração do coordenador de curso

A declaração deverá constar a quantidade de horas despendidas pelo aluno nas atividades de Práticas Profissionais para aproveitamento das horas no estágio curricular obrigatório. Observar o disposto nos artigos 52 a 55 do Regulamento de estágio supervisionado do Campus São João del-Rei.

Anexar à Declaração uma cópia dos comprovantes, respectivamente:

PARA EMPRESÁRIOS: Contrato Social;

PARA FUNCIONÁRIOS: Carteira Profissional (Foto/ Identificação/ Contrato)

PARA SERVIDOR PÚBLICO: Termo de posse.

 

NÃO ASSINAMOS DOCUMENTOS COM DATA RETROATIVA. Portanto, nunca inicie atividades antes de regularizar sua documentação junto ao Setor de Estágios.

 

Orientações sobre preenchimento e entrega dos documentos

O aluno deverá consultar o Setor de Estágios se a empresa onde pretende fazer o estágio possui convênio vigente com o IF Sudeste MG - Campus São João del Rei. Caso seja necessário celebrar um novo convênio, o mesmo será gerado via SIGAA a partir da entrega dos documentos solicitados, envio para a coleta da assinatura do responsável legal da empresa e devolução ao Setor de Estágio para assinatura pela Direção-Geral Quanto aos demais documentos, o aluno deverá fazer o download no site do Campus e preencher de forma digitada.  Em caso de dúvidas no preenchimento da documentação, o aluno deverá procurar o seu professor orientador e/ou coordenador de curso. Em seguida, deverá coletar todas as assinaturas requeridas em cada um dos documentos (professor orientador, supervisor de estágio na empresa e setor de registros acadêmicos) e entregar o número de vias para conferência e assinatura do coordenador de curso. Logo após, com todos os documentos devidamente preenchidos e assinados, o aluno deverá entregá-los no Setor de Estágio, que homologará a solicitação do estágio. No caso do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades, uma via ficará arquivada no Campus e as outras duas vias serão devolvidas para o aluno, sendo que ele entregará uma via de volta para a empresa e a outra via deverá ficar em sua posse. Ao término do estágio, o estudante deverá entregar a documentação final exigida, a qual será avaliada pelo responsável do Setor de Estágio que, posteriormente, elaborará o Certificado de Conclusão de Estágio e o encaminhará ao Setor de Registros Acadêmicos para fins de expedição de diploma.

  

Legislação:

Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008

Regulamento de estágio supervisionado do Campus São João del-Rei

 

Atendimento:

Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00

E-mail: estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Servidora responsável: Amanda Carolina Costa Silveira