Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 12 > IF Sudeste MG emite seus primeiros diplomas inteiramente digitais
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG emite seus primeiros diplomas inteiramente digitais

Recente modernização proporciona segurança e acessibilidade. Egressos contam com Manual para se orientar.

O dia 31 de outubro de 2022 foi um marco na modernização de um dos mais importantes processos internos do IF Sudeste MG: a emissão de diplomas. Na referida data, a instituição emitiu seus dois primeiros diplomas de forma inteiramente digital, atendendo não apenas a questões legais, mas avançando na certificação segura e eficiente da conclusão de cursos de graduação. Os primeiros diplomas expedidos foram de egressos formados pelo Campus Barbacena.

Juntamente com as expedições pioneiras, a Pró-Reitoria de Ensino do IF Sudeste MG lançou o Manual do Diploma Digital, destinado a informar e sanar dúvidas comuns sobre a novidade. O referido documento digital pode lido acessando-se este endereço eletrônico: www.ifsudestemg.edu.br/manual-diploma-digital

O que é e por que aderiu-se

O diploma digital é um documento em formato XML - arquivo com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. O que se pode ver dele é uma representação, a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) que não é o diploma em si, mas remete ao local onde o diploma estará presente no mundo digital. 

De acordo com as disposições legais que dizem respeito à expedição, registro e emissão de diplomas, a partir de 2022 todas as instituições de ensino superior do país deverão emitir os diplomas em formato digital. A previsão é de que históricos escolares também passem a ser emitidos digitalmente.

Vantagens

Segundo o pró-reitor de Ensino, Damião Vieira Júnior, a expedição do diploma digital é rápida, prática e segura. Trata-se de um “resultado importante para os formandos, que terão de forma mais célere a comprovação oficial de sua formação, e para os servidores envolvidos no registro e emissão, que terão processos mais simples e seguros na emissão do documento”, explicou. A segurança é garantida por tecnologias em assinaturas digitais e carimbos de tempo, além do chamado "Blockchain", recurso que garante a integridade dos dados do diploma.

Além disso, a instituição deverá ter um processo menos custoso financeiramente, em virtude da não impressão de diplomas físicos. Entretanto, Damião acredita que o principal ganho é exatamente o caráter digital do documento, pois permite o acesso por qualquer dispositivo com acesso à internet. “Soma-se a isso a segurança associada ao documento digital, que pode ter sua autenticidade confirmada por qualquer instituição empregadora ou de ensino onde o nosso egresso busque seu acesso”, acrescentou.

Quem pode obter

Atualmente todos que colarem grau no IF Sudeste MG terão seus diplomas emitidos digitalmente. 

Os trâmites entre os setores responsáveis pela certificação estão sendo aprimorados. A implementação do diploma digital é fruto do trabalho de cooperação entre a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a Pró-reitoria de Ensino e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que seguem trabalhando para o aperfeiçoamento do processo.