Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 12 > IF Sudeste MG realiza campanha pela dignidade menstrual
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG realiza campanha pela dignidade menstrual

Fornecimento de absorventes higiênicos é a principal ação em andamento. Acesse para saber como ser atendida.

A pobreza menstrual* é um dos inúmeros desafios de acesso a direitos e insumos de saúde enfrentados no Brasil. Considerando que estes desafios representam acesso desigual a direitos e oportunidades, a Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), do IF Sudeste MG, criou o Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual, uma ação afirmativa que já está em andamento em todos os campi da instituição, com objetivo de favorecer a permanência de estudantes, ao garantir e oportunizar o acesso a absorventes higiênicos e outros insumos. 

A distribuição se classifica em dois tipos:

1 - Distribuição por demanda IMEDIATA: para uso emergencial, destinada a todas(os) aquelas(es) que estiverem nas dependências do campus (servidores, alunos e colaboradores). Todas(os) poderão ser contempladas(os) de forma universal, sem critérios previamente estabelecidos.

2 - Distribuição por demanda MENSAL: com retirada periódica em local definido pelo campus. Para receber mensalmente, é necessário realizar inscrição prévia via formulário eletrônico e enquadrar-se em critério de renda.

Quem pode se inscrever

O público-alvo da ação são estudantes regularmente matriculadas nos cursos presenciais do IF Sudeste MG, que menstruam e que estejam dentro do perfil de renda de até um salário mínimo e meio. Acesse o formulário da sua unidade:

Rio Pomba
Muriaé 

Cataguases
Ubá
Manhuaçu
Barbacena 

Santos Dumont
-
 Bom Sucesso

Não encontrou link do seu campus? Procure a Assistência Estudantil da sua unidade.

Mais sobre as ações

Segundo o Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual, a desigualdade no acesso a insumos de saúde contribui para retroalimentar ciclos transgeracionais de inequidades de gênero, raça, classe social, além de impactar negativamente a trajetória educacional e profissional. Nessa perspectiva, a defesa da distribuição de absorventes, dentro da escola, está diretamente  relacionada à criação de condições de equidade no espaço escolar.

Além da distribuição de absorventes, a proposta da Dirad é promover, de forma permanente, ações e campanhas informativas e educativas, bem como de conscientização sobre a proteção e promoção menstrual, com o objetivo de combater a precarização neste aspecto. Incentivar a garantia de estrutura física e privacidade nos banheiros das unidades do IF Sudeste MG também está previsto no Plano, especialmente a garantia de que as portas possuam trancas e fechaduras, além de papel higiênico, entre outros produtos de limpeza e higienização.

*Fonte: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Unicef