Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Visita Técnica e Aula de Campo > ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO
conteúdo

ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO

Todo o processo de Visita Técnica e Aula de Campo no Campus Manhuaçu é regido pelo REGULAMENTO PARA VISITA TÉCNICA E AULA DE CAMPO, documento aprovado pela Resolução 03/2024 do Conselho de Campus. É recomendável que o servidor proponente e os participantes leiam o documento.

Abaixo segue um resumo das etapas a serem seguidas para realização de Visita Técnica ou Aula de Campo, outras dúvidas podem ser esclarecidas na área de DÚVIDAS FREQUENTES.

 

ANTES DA VIAGEM

● 1ª ETAPA: PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO E ENVIO À COORDENAÇÃO DE CURSO

O proponente deverá preencher e assinar o formulário SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA E AULA DE CAMPO e encaminhar à Coordenação do Curso, que deverá aprovar e assinar o documento. A "Lista de Passageiros" se encontra neste formulário.

● 2ª ETAPA: ENVIO DA SOLICITAÇÃO À COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

Após a aprovação pela Coordenação do Curso, o proponente deverá encaminhar a solicitação para a Coordenação de Extensão, com até 8 dias úteis de antecedência da realização da atividade (enviar, preferencialmente, via e-mail dex.manhuacu@ifsudestemg.edu.br).

● 3ª ETAPA: ENVIO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE DO CONVIDADO EXTERNO (CASO HOUVER)

Após a confirmação do agendamento pela Coordenação de Extensão, o proponente deverá encaminhar para este setor, em até 2 dias úteis antes da visita técnica ou aula de campo, o TERMO DE RESPONSABILIDADE DO CONVIDADO EXTERNO, caso haja convidado.

DICA: Quem é considerado Convidado Externo?
Aquele que não se enquadre como proponente, servidor acompanhante ou estudante regularmente matriculado e que seja convidado pelo proponente para participar da atividade, mediante justificativa para sua participação.


● 4ª ETAPA: AUTORIZAÇÃO DE ALUNO MENOR DE IDADE (CASO HOUVER)

Cabe ao proponente solicitar, recolher e conferir, até a data da atividade, a AUTORIZAÇÃO DE ALUNO MENOR DE IDADE, caso haja aluno menor.

DICA: O proponente deve se atentar ao Art. 10 do Regulamento para Visita Técnica e Aula de Campo:

"
Art. 10 A participação de discente menor de 16 anos estará condicionada à apresentação do documento “Autorização de Aluno Menor de Idade” (Anexo II), devidamente assinado pelo responsável legal. O documento deverá ser entregue ao proponente e permanecer com o mesmo durante a viagem, sendo posteriormente entregue à Coordenação de Extensão, junto com a documentação de prestação de contas.

§1° É facultativo a solicitação da “Autorização de Aluno Menor de Idade” (Anexo II) para discentes de 16 e 17 anos, cabendo ao proponente decidir por sua necessidade."

 

DURANTE A VIAGEM

● 5ª ETAPA: ASSINATURA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO E LISTA DE PRESENÇA

Ao início da viagem, o proponente deve ler (ou solicitar que os estudantes leiam) e assinem o TERMO DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO E LISTA DE PRESENÇAO documento também serve como lista de presença.

● 6ª ETAPA: PREENCHIMENTO INICIAL DA FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Ao início da viagem, o proponente deve iniciar o preenchimento da FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE, se atentando aos dados de data e horário de início da viagem e quilometragem inicial do veículo.

DICA: A Fiscalização do Transporte só é necessária se a viagem for realizada por transporte contratado (empresa terceirizada). Se o transporte for realizado por veículo do próprio IF, não é necessário preencher o documento de fiscalização.

 

APÓS A VIAGEM

● 7ª ETAPA: PREENCHIMENTO FINAL DA FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Ao final da viagem, o proponente deve finalizar o preenchimento e assinar a "Fiscalização do Transporte". É necessário pegar a assinatura do representante da empresa no documento.

● 8ª ETATA: PREECNHIMENTO DO RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA (CASO NECESSÁRIO)

Caso a atividade seja Visita Técnica, o proponente deve preencher e assinar o RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA.

DICA: A entrega do documento "Relatório de Visita Técnica" só é obrigatória quando a atividade realizada for visita técnica, sendo dispensada nas atividades de aula de campo.


● 9ª ETAPA: ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Após a realização da visita técnica ou aula de campo, o proponente deverá entregar à Coordenação de Extensão, no prazo máximo de 5 dias úteis, os seguintes documentos:

1. Autorização de Aluno Menor de Idade, caso houver, de acordo com o Art. 10. (Anexo II);
2. Fiscalização do Transporte (Anexo IV);
3. Termo de Responsabilidade do Aluno e Lista de Presença (Anexo V);
4. Relatório de Visita Técnica (Anexo VI).

RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO
ANEXO
DOCUMENTO
FORMATO
PRAZO OBRIGATÓRIO?
 I
Solicitação de Visita Técnica e Aula de Campo
Até 8 dias úteis de antecedência Sim
 II
Autorização de Aluno Menor de Idade
Solicitar até a data da viagem e entregar no prazo máximo de 5 dias úteis após a atividade Caso houver aluno menor de idade
 III
Termo de Responsabilidade do Convidado Externo
Até 2 dias úteis de antecedência Caso houver convidado externo
 IV
Fiscalização do Transporte
Preencher durante a viagem e entregar no prazo máximo de 5 dias úteis após a atividade Caso seja solicitado transporte terceirizado
 V
Termo de Responsabilidade do Aluno e Lista de Presença
Solicitar a assinatura ao início da viagem e entregar no prazo máximo de 5 dias úteis após a atividade Sim
 VI
Relatório de Visita Técnica
Até 5 dias úteis após a atividade Caso a atividade seja Visita Técnica

Atualmente não existem itens nessa pasta.