Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 01 > Campanha “Papel Limpo” recolhe diferentes tipos de papéis para reciclagem no Campus JF
conteúdo

Pesquisa

Campanha “Papel Limpo” recolhe diferentes tipos de papéis para reciclagem no Campus JF

Em parceria com a ALICER, o projeto tem o intuito de reaproveitar folhas de provas, trabalhos e cadernos que seriam descartados pelos alunos e colaboradores do Instituto.

A partir desta terça-feira, o Campus JF estará promovendo, em parceria com a Associação Lixo Certo (ALICER), a campanha “Papel Limpo” para a reciclagem de papéis de provas, apostilas e livros que estão em desuso pelos alunos e colaboradores do Instituto. O ponto de coleta dos materiais está localizado no pentágono, entre o bloco A e o bloco B. As doações podem ser deixadas no carrinho sinalizado até o final do período letivo, no dia 7 de fevereiro. 

A ação está sendo promovida pelo professor de geografia Elpídio Vieira, com o intuito de aproveitar todos os tipos de folhas utilizadas durante o semestre letivo e que normalmente seriam descartadas. Em colaboração com os catadores de recicláveis da ALICER, todo o material é encaminhado para o processo de reciclagem e transformado em renda que colabora com a manutenção dos serviços de apoio aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade promovidos pela instituição. 

De acordo com o professor, o nome da campanha remete a separação primordial que devemos realizar em todo o lixo que produzimos: os secos e os molhados. Os papéis e outros materiais secos, uma vez contaminados por gorduras e outros líquidos, se tornam inutilizáveis para o processo de reciclagem, que é a melhor prática sustentável de lidar com os nossos resíduos. “O descarte correto é o processo inicial para que possamos promover o desenvolvimento sustentável. Independente do material, pretendemos ser grandes aliados para a causa e mudar o panorama da nossa cidade que, atualmente, não recicla nem 1% de todo o seu lixo.”, finaliza o idealizador da campanha.  

Além dos materiais recicláveis, a instituição favorecida está aberta durante todo o ano para  doações financeiras, de roupas e de calçados. Acesse a página do instagram do projeto para saber como colaborar.

 

Por Fábio Kelbert, estagiário sob supervisão de Laura Chediak.