Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 01 > Avanço da Ômicron: IF Sudeste MG regressa ao cenário 1
conteúdo

Geral

Avanço da Ômicron: IF Sudeste MG regressa ao cenário 1

Falta de informações regionais sobre a pandemia levou a nova reunião do Conselho Superior, que votou por garantir a segurança seguindo o Plano de Retomada.

Apesar da expectativa e do anseio da comunidade acadêmica pela retomada presencial, o IF Sudeste MG decidiu, durante a tarde desta quarta-feira (26), pelo retrocesso ao Cenário 1 do Plano de Retomada, no qual as atividades são realizadas de maneira 100% remota. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Superior, seguindo o estabelecido no referido documento, que norteia as atividades acadêmicas e administrativas de acordo com os diferentes momentos epidemiológicos. 

Na mesma reunião, deliberou-se, ainda, por uma atualização do mesmo documento: considerando-se a dificuldade em se obter dados regionais atualizados sobre a pandemia, passam a ser considerados dados estaduais entre os indicadores determinantes de avanço ou retrocesso entre cenários. Ainda na reunião da última quarta, ficou estabelecido que os servidores responsáveis pelo Plano de Retomada teriam 15 dias para fazer uma revisão do mesmo, avaliando-se a necessidade (ou não) de atualização em outros aspectos. O prazo de 15 dias também vale para as unidades se reorganizarem segundo o formato previsto no documento.

E quando, afinal, será o retorno?

Cientistas da África do Sul, país onde a variante Ômicron foi identificada, observaram que o número de casos atingiu o pico rapidamente desde o primeiro caso, mas também decaiu de maneira brusca. E o mesmo ocorreu no Reino Unido. Portanto, é isso que os especialistas acreditam ser provável de acontecer em todos os lugares do mundo*. 

Nesse sentido, o reitor do IF Sudeste MG, André Diniza, mostra-se otimista quanto à perspectiva de avanço nos cenários previstos no Plano de Retomada, mas as taxas de contaminação e outros indicadores ainda apontam para cenário 1 como o único suficientemente seguro, até que o momento epidemiológico seja reavaliado. O gestor assegura que “este retrocesso é para garantir a saúde e a segurança de alunos e servidores, devido à alta taxa de contaminação pela variante Ômicron. Passado o momento, vamos retomar nossas atividades presenciais em etapas, até retornarmos 100% no início do primeiro semestre letivo de 2022”.

A legislação prevê que os modelos emergenciais de ensino remoto e ensino combinado podem ser executados até o fim do semestre letivo de 2021. Assim, não havendo mudança por parte do Ministério da Educação quanto a isso, o ano letivo de 2022 necessariamente será iniciado com atividades 100% presenciais.

*fonte: CNN Brasil