Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 01 > Dia da Visibilidade Trans: compreensão é primeiro passo na celebração da diferença

Ensino

Em 29 de janeiro, Coordenações de Inclusão e de Ações Afirmativas recomendam leitura sobre experiência de pessoas trans na Educação.
#pratodosverem: a imagem é uma fotografia onde aparece uma bandeira listrada nas cores rosa, azul e branco. A bandeira está suspensa pelo vento e é segurada por uma pessoa que aparece parcialmente de costas.

Há 18 anos, transexuais e travestis faziam campanha em Brasília em prol do respeito e da cidadania entre todas as pessoas. A repercussão deste ato levou a data a se tornar um marco, com o Dia da Visibilidade Trans. Contudo, ainda há muito a ser conquistado em busca de espaço e direitos humanos.

Buscando levar a uma reflexão geral sobre o tema, especialmente no que tange à Educação, as coordenações de Inclusão e de Ações Afirmativas do IF Sudeste MG recomendam à comunidade acadêmica a leitura de um texto do Observatório de Educação do Instituto Unibanco, que facilita a compreensão sobre questões ligadas à presença de estudantes trans nas escolas. A gravidade dos índices de evasão da população trans é um dos assuntos abordados, assim como conceitos, dados e experiências reais de grande importância para quem atua na formação de estudantes.

Acesse o texto "A experiência de pessoas trans na Educação".