Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 01 > Nesta quarta: roda de conversa discute "Limites e Potencialidades de cada Situação"

Projeto que prevê encontros virtuais semanais propõe reflexão e debate a estudantes do IF Sudeste MG.

Para muitas pessoas, o ano de 2022 já começou bastante agitado e, desde seus primeiros dias, vem apresentando grandes desafios e preocupações. Em meio a tudo isso, psicólogos do IF Sudeste MG consideram importante relembrar sonhos e continuar acreditando e batalhando por eles. Como em toda caminhada, a vida pode ter surpresas, àquilo que é da ordem dos imprevistos (e estes, por sua vez, ora são bons, ora desagradáveis). Para refletir e dialogar sobre este assunto e perceber os limites e potencialidades de cada situação, o IF Sudeste MG convida os estudantes para as Rodas de Conversa on-line com a Psicologia, a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro.

Os encontros virtuais acontecem semanalmente, às 14h, para estudantes dos cursos técnicos integrados e às 17h15, para estudantes da graduação e cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Coordenados pela psicóloga Rejane Dutra de Oliveira, do Campus Rio Pomba, as rodas têm como objetivo aproximar os estudantes em tempos de pandemia e oferecer a eles espaços de discussão e reflexão sobre temas diversos. Os encontros têm a duração de uma hora e meia e podem participar até cinco estudantes por grupo, que são chamados por ordem de inscrição.

Para participar desta atividade, o estudante deve ter uma conta de e-mail Gmail válida, pois as conversas acontecem por meio da plataforma Google Meet. A participação de menores de 18 anos está condicionada à apresentação do Termo de Consentimento Expresso, assinado pelo responsável legal. Esse termo pode ser solicitado pelo e-mail rejane.oliveira@ifsudestemg.edu.br e, uma vez recebido o termo, ele deve ser preenchido e enviado até 24 horas antes da realização da atividade.

Orientações aos participantes

A psicóloga Rejane, como mediadora dos encontros, conduzirá a conversa para criar um espaço aberto de discussão e exposição de ideias e sentimentos. A recomendação aos participantes é que encontrem um lugar tranquilo, onde possam se expressar livremente, sem grandes preocupações, a fim de melhor aproveitar o encontro. Confira a seguir outras orientações de Rejane, para participação nas Rodas de Conversa.

• a(o) participante deve agir de maneira respeitosa com as(os) colegas e com a psicóloga;
  • no caso de eventual desconexão, a(o) participante poderá voltar e continuar a conversa;
  • os encontros devem ser sigilosos, tanto por parte da psicóloga, quanto por parte das(os) participantes, portanto, não se deve expor o que foi conversado a terceiros não pertencentes ao grupo;
  • não é permitida a gravação e/ou divulgação das imagens e dos áudios dos encontros sem a autorização expressa das(os) participantes;
  • seja pontual e evite atrasos nas Rodas de Conversa.