Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 03 > Com doações das comunidades interna e externa, IF Solidário atenderá famílias em vulnerabilidade social; participe!

Destaque

Corrente de solidariedade pelo Sudeste de Minas Gerais, uma das regiões do país fortemente atingidas pelas chuvas, terá arrecadação de materiais de primeira necessidade; inicialmente, serão atendidos os quatro municípios-sede do IF Sudeste MG com decreto vigente de situação de emergência.

Unidos pelo Sudeste de Minas Gerais: por meio do projeto IF Solidário, mais uma vez abraçamos nossa região. As fortes chuvas entre o fim do ano passado e o início de 2022 tornaram mais crítica uma situação que já era de vulnerabilidade social para muitas famílias desde o início da pandemia da Covid-19. É neste contexto que atua a nova campanha do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), o projeto IF Solidário.

Todas as pessoas poderão ajudar por meio da doação de itens de primeira necessidade, que serão destinados à população assistida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais instituições parceiras. Os dez campi da instituição são os postos de coleta já a partir desta semana. Inicialmente, serão atendidas famílias dos quatro municípios-sede do IF Sudeste MG com decretos vigentes de situação de emergência: Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu e Muriaé.

A expectativa é de que a campanha possa abranger também doações a pessoas em vulnerabilidade social nas outras seis cidades onde o IF Sudeste MG está. Considerando as regras do ano eleitoral, a possibilidade de ampliação do projeto está sendo avaliada pelas instâncias competentes.

A pandemia e as chuvas

A pandemia trouxe uma série de prejuízos também do ponto de vista econômico, com a queda da renda média das famílias. Nossa sociedade reagiu, estimulando uma corrente de solidariedade. Como integrante desta comunidade, muito além de uma instituição de ensino, o IF Sudeste MG participou deste movimento de várias formas, com ações que beneficiaram muitas pessoas. O projeto Educação e Cidadania, por exemplo, permitiu a distribuição de mais de 4 mil cestas básicas.

Embora o avanço da vacinação tenha permitido recuperar muitas atividades, a Covid-19 ainda afeta profundamente as dinâmicas da sociedade. Além dela, nosso estado e nossa região, assim como outras localidades do país, convivem em 2022 com a incerteza, um enorme prejuízo material e, infelizmente, também mortes decorrentes das fortes chuvas. Até o início da última semana, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, todo o estado de Minas Gerais já tinha 449 municípios em situação de emergência. Desde 1º de outubro de 2021, são 30 vidas perdidas e mais de 70 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas por consequência de desastres naturais. O IF Solidário é a resposta da instituição para fazer parte de uma necessária união pelo apoio a essas famílias.

Como ajudar

Com a ajuda de instituições parceiras, tanto na identificação das famílias que mais precisam quanto na distribuição do que for arrecadado, serão recebidas doações nas dez unidades acadêmicas do IF Sudeste MG. No IF Solidário, as colaborações serão apenas de materiais já adquiridos, que possam ser imediatamente úteis para as famílias, sem contribuições financeiras por transferência bancária.

Os itens mais importantes para cada cidade com decreto vigente de situação de emergência, indicados pelas instituições parceiras, são os seguintes: gêneros alimentícios (Cataguases); material escolar (Juiz de Fora); pacotes de fraldas infantis e fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal (Manhuaçu); produtos de higiene pessoal e de limpeza e alimentos não perecíveis (Muriaé).

Os postos de coleta são os campi do IF Sudeste MG:

• Bom Sucesso: Rua da Independência, 30 - Bairro Aparecida, Bom Sucesso - MG. Das 8h às 14h.
• Barbacena: Rua Monsenhor José Augusto, 204 - Bairro São José, Barbacena - MG. Das 9h às 18h.
• Cataguases: Chácara Granjaria, s/n - Granjaria, Cataguases - MG. Das 8h às 22h.
• Juiz de Fora: Rua Bernardo Mascarenhas, 1283, Bloco Administrativo (Campus Juiz de Fora - Diretoria de Extensão) - Bairro Fábrica, Juiz de Fora - MG. Das 8h às 14h.
• Manhuaçu: Rodovia BR 116, Km 589,8 - Distrito Realeza, Manhuaçu - MG. Das 8h às 20h.
• Muriaé: Av. Cel. Monteiro de Castro, 550 - Barra, Muriaé - MG. Das 8h às 17h.
• Rio Pomba: Av. Dr. José Sebastião da Paixão - Lindo Vale, Rio Pomba - MG (Campus Rio Pomba - Diretoria de Extensão). Das 7h às 11h.
• Santos Dumont: Rua Técnico Panamá, 45 - Bairro Quarto Depósito, Santos Dumont - MG. Das 9h às 16h.
• São João del-Rei: Rua Américo Davim Filho - Vila São Paulo, S/N, São João del Rei - MG (Campus São João del-Rei - Setor de Extensão). Terça a quinta-feira, das 15h às 20h.
• Ubá: Rodovia MGT 265, Km 83, Área Rural (Horto Florestal), Ubá - MG. Das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A comunidade do IF Sudeste MG já está em ação! Com doação, divulgação e conscientização, qualquer pessoa pode ajudar.