Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 03 > Confira a entrevista exclusiva do Secretário da Setec, Tomás Sant'Ana

Confira a entrevista exclusiva do Secretário da Setec, Tomás Sant'Ana

Entrevista com o secretário da SETEC

O professor Tomás Dias Sant'Ana foi nomeado para exercer o cargo de Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em julho de 2021 e desde então vem buscando fazer um trabalho mais próximos aos institutos federais do país.

Confira a íntegra de sua entrevista no IF Sudeste MG Campus Barbacena com a jornalista Bianca Alvim em cobertura especial organizada em parceira com o Comitê de Comunicação Social e Marketing e a C4 (Comissão de Ações de Divulgação) do Projeto Reencontro.

Quais foram as circunstâncias da visita?

Inicialmente, um convite do reitor do IF Sudeste MG, Professor André e tenho feito sempre que possível essas visitas a nossos institutos em todo país. Sou mineiro e estava aqui na região o que facilitou a possibilidade da visita.

Quais foram suas impressões sobre os campi que visitou e os projetos que conheceu?

Minha impressão foi extremamente positiva, consegui perceber o processo de articulação e envolvimento dos campi, dos servidores docentes e técnicos. Juntos eles realizam projetos importantes que impactam nas cidades e nas regiões que o instituto atua, especialmente fortalecendo os setores produtivos com a formação dos estudantes e também com projetos de extensão, que aproximam a necessidade dos setores produtivos, das cidades que visitei e da região também.

A visita focou-se aos campi avançados e o Campus Barbacena, podendo ter relação com a portaria 713, como ficaria esta questão?

Essa é uma questão que a SETEC tem trabalhado fortemente, na perspectiva de alteração dos campi avançados, que está previsto, como você colocou, na Portaria 713/2021, onde há uma perspectiva de transformar os campi avançados em campi 40/26 (40 docentes/26 técnicos administrativos). Essa transformação para ocorrer ela tem que ser precedida de um conjunto de indicadores, que vão definir quais são os campi que serão, primeiramente, ampliados.

Este estudo está ocorrendo no momento, temos dois grupos de trabalho, composto por reitores dos institutos e a visita aqui permite que eu possa verificar in loco como estão os campi avançados, em especial no caso do IF Sudeste são três campi avançados (Bom Sucesso, Ubá e Cataguases) e dois deles não receberam a totalidade de técnicos e docentes necessária. Uma questão que a SETEC tem trabalhado para conseguir avançar neste ano de 2022.

Em relação ao Campus Barbacena, está pleiteando uma outra categoria, certo?

A gente chama de mudança de tipologia, mas é isso mesmo. Essa questão, como eu comentei são dois grupos de trabalho, trabalhando os indicadores. Um grupo é focado nos campi avançados e o outro na demanda por novos campi ou por mudança de tipologias maiores como é o caso aqui de Barbacena.

O resultado do trabalho desse grupo para elaborar um conjunto de indicadores que a SETEC irá definir para, quando possível, as alterações. Utilizar como referência estes indicadores. À luz desses indicadores o Campus Barbacena, no futuro, será avaliado para a possibilidade de mudança de tipologia.

A estrutura que estou vendo aqui hoje, de fato, proporciona essa visão de futuro. E os indicadores, seguramente, irão mostrar isso.

Por fim, o que a comunidade do IF Sudeste MG pode esperar como resultado desta visita?

Esse é um outro ponto que fortalece minha visita, disse isso nas reuniões que tivemos, que é conhecer in loco as dificuldades e as dores. O que o instituto ( IF Sudeste MG) pode esperar é um trabalho muito forte, muito intenso para que a gente consiga avançar nesses maiores problemas. Isso será possível somente com recurso para infraestrutura e ampliação do corpo docente e técnico administrativo.

Entrevista: Bianca Alvim

Redação: Juliana Rodrigues