Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 04 > Com desfecho esperado, Projeto Reencontro chega ao fim
conteúdo

Destaque

Com desfecho esperado, Projeto Reencontro chega ao fim

Reunião do Conselho Superior ratifica decisão da Comissão Central. Relembre os principais momentos e confira o que muda com o encerramento.

O Reencontro chegou ao fim? Na verdade, o Reencontro aconteceu. Passos seguros permitiram que todas as 11 unidades do IF Sudeste MG viessem a concretizar, entre final de março e início de abril de 2022, o desejado retorno presencial. Portanto, durante reunião de 14 de abril de 2022, a decisão da Comissão Central não poderia ter sido outra. Concluiu-se, diante dos atuais indicadores - entre eles, baixo índice de transmissão do novo Coronavírus e ampla cobertura vacinal - que o Projeto Reencontro cumpriu seu papel e pode ser dado por concluído. O Conselho Superior ratificou a decisão da Comissão na quinta-feira (28). 

O que muda

“A ideia de um projeto é que ele tenha princípio, meio e fim. Entendemos que neste momento o Reencontro pode ser finalizado, iniciando-se uma transição de projeto para processo: as decisões institucionais relativas à pandemia deixam de acontecer pelo projeto para acontecer dentro da própria gestão”, explica o reitor e presidente da Comissão Central do Projeto Reencontro, André Diniz. 

Para guiar a comunidade acadêmica neste momento de presencialidade, porém ainda restrito em matéria de cuidados sanitários, foi elaborado um Plano de Convivência. Ele é um compilado das orientações produzidas e registradas nos documentos produzidos no âmbito do Projeto Reencontro que permanecem válidas na retomada das atividades presenciais. Também aprovado pelo Conselho Superior na reunião do dia 28, o Plano será publicado em breve.   

Retrospectiva 

Relembrando a trajetória de quase dois anos, o reitor André Diniz destaca dois importantes momentos do Reencontro: o primeiro, quando a proposta surgiu para o necessário enfrentamento à pandemia, levando à criação de dez comissões que, entre outras tarefas, conduziriam a transição de atividades presenciais para remotas; e o segundo momento, após um ano de pandemia, quando algumas adequações ao projeto se fizeram necessárias, tais como a reorganização de comissões, mas trabalhando principalmente em função do objetivo final: o reencontro presencial, tal como o próprio nome do projeto. Foi quando a instituição implementou o Ensino Combinado Emergencial, readequando o Ensino Remoto, e criou do Plano de Retomada, cujos indicadores ofereceram ao IF Sudeste MG condições de avaliação de diferentes cenários epidemiológicos, apontando para o retorno de atividades presenciais ou permanência no modo remoto.

Mais sobre o Projeto Reencontro: www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v2