Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 04 > Entenda o que é o CadÚnico e como fazer para se cadastrar

Entenda o que é o CadÚnico e como fazer para se cadastrar

Folha resumo deste Cadastro poderá ser usada por estudantes para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica

Reafirmando seu compromisso social com a permanência e o êxito de seus alunos, em especial os mais vulneráveis economicamente, os campi do IF Sudeste MG lançam periodicamente editais do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica. Para a inscrição neste Programa (anteriormente denominado Assistência Estudantil), os estudantes podem usar tanto a folha Resumo  ou o comprovante de cadastramento no CadÚnico. Você sabe o que é este cadastro nacional?

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Por meio do CadÚnico os beneficiários têm acesso a programas como: Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica e até pode requerer isenção nas taxas de inscrição para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e também para diversos concursos públicos.

Como consultar e se cadastrar no CadÚnico?

Para conferir se você está inscrito no CadÚnico, saiba que a consulta pode ser realizada pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único”, para isso é só preencher o nome completo, data de nascimento e nome da mãe para consultar.

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo de celular chamado “Meu CadÚnico” que está disponível na Play Store e Apple Store, ou também por telefone ligando no número: 0800 707 2003. A ligação é grátis e o atendimento é de segunda a sexta das 7 às 19h e em finais de semana e feriados é das 10h às 16h.

Já o cadastramento não é feito pela internet. É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Os municípios costumam fazer visitas domiciliares às famílias de baixar renda de forma periódica para fazer o cadastramento no Cadastro Único. Mas, a família que se enquadra nos requisitos e ainda não está inscrita no Cadastro Único, deve procurar o CRAS da sua cidade que é o Centro de Referência em Assistência Social ou a prefeitura e pedir para que realize o cadastro. O solicitante deve ter, no mínimo, 16 anos.

Para aqueles que estão interessados em participar do Programa de Atendimento a Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do IF Sudeste MG em 2022 e ainda não tem o CadÚnico, vale a pena antecipar esse cadastro essencial para participar do edital. O cadastro costuma demorar, no mínimo, 48h para ser inserido no sistema, mas este prazo pode ser maior. Por isso, é importante não deixar para fazê-lo somente depois da publicação do edital.