Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 06 > Aprender fazendo: laboratórios IF Maker começam a funcionar no IF Sudeste MG

Aprender fazendo: laboratórios IF Maker começam a funcionar no IF Sudeste MG

Aquisição de equipamentos a partir de edital da Setec proporciona ambientes de inovação a estudantes e à comunidade externa

Desde que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) lançou o edital para aplicação de R$ 25 milhões no Lab IF Maker - projeto de apoio à aquisição de equipamentos para laboratórios dos Institutos Federais, o IF Sudeste MG se empenhou em aproveitar a oportunidade que agora começa a se materializar. Das três propostas aprovadas, primeiro internamente e depois, em escala nacional, duas já estão em execução, sendo a terceira com previsão de início de funcionamento muito em breve. Além destas, uma quarta proposta excedente também recebeu apoio interno da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação no total de R$132.900 e, de forma similar aos projetos apoiados pela Setec, está prestes a entrar em funcionamento com impressoras 3D, kits de robótica e outras ferramentas de aprendizado prático.

Confira detalhes da referida seleção no Sistema Inovare

“Learning by doing”: o aprender fazendo

Os laboratórios Maker diferenciam-se dos tradicionais por se configurarem como mais um espaço de suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento. É o que explica a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec), Flávia Ruback: “esperávamos criar estes ambientes de inovação com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker, tais como a cultura learning by doing, ou aprendizagem baseada em projetos”, explica. De acordo com a diretora, a ideia é que o/a estudante seja protagonista no processo ensino/aprendizagem, envolvendo-se com as necessidades da sociedade e contando, ainda, com um espaço para “canalizar” as boas ideias surgidas em outros ambientes da instituição.

Flávia conta que a comunidade externa também poderá usufruir dos benefícios. A ideia é disponibilizar os laboratórios durante um período específico, de no mínimo 8 horas por semana, para visitas de escolas, feiras e prestação de serviços. Os ambientes ainda poderão ser sede de treinamentos e capacitações em suas diversas áreas de abrangência. Para 2023, a ideia da ProPPI é continuar investindo na infraestrutura das unidades, especialmente aquelas que não puderam ser contempladas com recursos desta primeira ação, a depender de disponibilidade orçamentária.

Confira abaixo como estão caminhando as ações em cada campus do IF Sudeste MG contemplado com o apoio do IF Maker (recursos da Setec ou próprios da instituição).

NITTEC_imagem_ilustrativa_labifmaker_coracao_humano_impressora_3d_2022-06-08.pngCampus Muriaé

O Lab IF Maker do Campus Muriaé foi inaugurado em 26 de abril, constituído de 3 impressoras 3D, 1 scanner 3D, 8 notebooks, um kit lego e um kit arduino para o ensino de robótica, além de outras ferramentas. O ambiente já conta com monitores (alunos bolsistas) treinados e também com esta página, onde é mostrado o espaço e os equipamentos disponíveis. Por meio do mesmo endereço eletrônico, é possível acessar um formulário e enviar demandas de projetos a serem realizados no IF Maker. Na foto desta matéria, aparece um modelo de coração humano produzido pela impressora 3D do Campus Muriaé.

Campus Santos Dumont

Em Santos Dumont, o laboratório irá funcionar em meio turno (4 horas diárias) para atendimento ao público interno e externo. Entre os equipamentos, destacam-se as impressoras 3D, que segundo o coordenador do projeto local, Wesley Maciel, são capazes de contribuir para o desenvolvimento e complementação de diversos projetos e na construção de peças e objetos cuja aquisição não seria simples. O coordenador também destaca o scanner 3D, “por ser uma tecnologia que ainda não tínhamos no campus, a qual possibilita a descoberta de aplicações diversas”. Uma dessas aplicações é o uso integrado com a impressora para realização da engenharia reversa de peças.

Além do horário fixo, já estão previstas oficinas, projetos e atividades desenvolvidas em horários diversos pelos discentes integrantes da equipe Maker de Santos Dumont. “Montamos uma equipe multidisciplinar, visando atender e aproximar todos os cursos do campus. Assim, acreditamos que poderemos atender os alunos e os cursos, contribuindo para facilitar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação, além de trabalhos de conclusão de curso”, pontua Wesley. A inauguração deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

Campus São João del-Rei

Em fase de implantação, o Lab IF Maker do Campus São João já conta com mobiliário e alguns equipamentos, conjunto que ainda deve ser complementado após a liberação de novos recursos. O Scanner 3D é uma das ferramentas já presentes, destacada pela professora responsável pelo ambiente, Elaine Carvalho, pela utilidade na projeção de objetos. Para ela, o laboratório será um espaço de conhecimento colaborativo e terá impactos para além da formação dos estudantes do Campus e na possibilidade de inserção no mercado de trabalho. A professora acredita que as comunidades local e regional também perceberão impactos diretos e indiretos, pela possibilidade de criação, de desenvolvimento de ideias, de processos e de produtos, graças ao acesso a maquinários, sensores eletrônicos e equipe treinada para dar um suporte adequado às demandas apresentadas. “Desta forma, a presente proposta apresenta potencial de impacto social para a comunidade estudantil e também para toda a sociedade da cidade de São João del-Rei e seu entorno. Tais possibilidades são vislumbradas a partir do conhecimento in loco da região e do mercado de trabalho no ramo de turismo e artesanato”, apontou.

No Campus Rio Pomba, também já está funcionando uma unidade do Lab IF Maker.