Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 06 > IF Solidário conclui primeiro ciclo de doações

IF Solidário conclui primeiro ciclo de doações

Arrecadação de itens aconteceu em todas as unidades do IF Sudeste MG

Com a contribuição e o espírito de comunidade de todos os envolvidos, o IF Solidário conclui seu primeiro ciclo de arrecadação de doações para todas as dez cidades-sede do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Por intermédio das instituições parceiras do projeto, itens como alimentos não perecíveis, fraldas e material escolar foram destinados* às famílias que mais precisam. A prioridade da iniciativa é amenizar a situação de vulnerabilidade social, agravada por fortes chuvas desde os meses finais de 2021.

Em todo o estado, o período chuvoso deixou mais de 70 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas e causou 30 mortes (dados da Defesa Civil). Na região Sudeste de Minas Gerais, área de atuação do projeto, o IF Solidário conta com o apoio de órgãos e entidades como Secretarias Municipais de Assistência Social, Centros de Referência de Assistência Social e a ONG Nova Geração Brasil para fazer a diferença.

O Campus Barbacena arrecadou mais de 700 unidades entre roupas, cobertores, artigos de higiene pessoal e alimentos. Em Juiz de Fora, mais de 660 itens de papelaria e material escolar foram compartilhados pela comunidade no campus e na Reitoria do IF Sudeste MG. “O momento da entrega das doações recompensa todo o trabalho que tivemos para chegar a esse resultado. É muito bom estarmos juntos nesse movimento”, comentou a diretora de Extensão e Relações Comunitárias do Campus Juiz de Fora, Jacqueline Rodrigues.

Cerca de 600 fraldas geriátricas e infantis foram arrecadadas pelo Campus Manhuaçu, que também obteve mais de 200 unidades de itens de higiene pessoal. A comunidade do Campus Avançado Ubá garantiu que gêneros alimentícios chegassem à população. Em São João del-Rei, as doações foram de agasalhos e alimentos. “Este momento (de entrega dos itens) realmente nos traz muitas emoções. É muito importante para ressaltar o quanto valem a pena a união, a amizade, a cooperação e o acreditar”, destacou a diretora de Extensão do Campus São João del-Rei, Ivete Sara.

Agasalhos e alimentos não perecíveis também estiveram entre os itens arrecadados pelo Campus Muriaé, que ainda destinou material de limpeza para a campanha. O Campus Avançado Bom Sucesso concentrou seus esforços de arrecadação em material de limpeza e de higiene pessoal. Já a mobilização no Campus Avançado Cataguases assegurou que 15 cestas básicas fossem endereçadas a quem mais precisa. Na unidade de Santos Dumont, a comunidade contribuiu com a doação de alimentos não perecíveis. O Campus Rio Pomba, por sua vez, obteve itens de higiene pessoal.

Às equipes locais do IF Solidário e a todas as pessoas que ajudaram direta ou indiretamente, nosso muito obrigado! É um ato de amor que fez e faz diferença na vida de muita gente. A campanha não acabou e prevê novas etapas, com o objetivo principal de prestar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas instituições parceiras. Siga acompanhando as informações na sua unidade.

*No caso do Campus Avançado Bom Sucesso, as doações serão entregues ao Cras antes do fim deste mês.