Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 06 > eJIF Games 2022: inscrições estão abertas
conteúdo

Geral

eJIF Games 2022: inscrições estão abertas

Estudantes dos cursos regulares do IF Sudeste MG podem se inscrever para a Fase Local do 2° Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais

Logo eJIF Games 2022.pngNa última sexta-feira (10), a Comissão Organizadora divulgou a abertura do período de inscrições para a participação dos estudantes do IF Sudeste MG na Fase Local do eJIF Games 2022, o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais.

Todos os estudantes matriculados em cursos regulares do IF Sudeste MG (cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e EJA) poderão se inscrever, desde que estejam participando normalmente das aulas e das atividades acadêmicas. Os estudantes deverão utilizar seus próprios equipamentos e conexão à internet para participarem do eJIF Games. Cada participante só poderá se inscrever para uma modalidade.

Os interessados poderão se inscrever por meio dos formulários eletrônicos disponibilizados no site. O período de inscrições vai de 10 a 26 de junho. No ato da inscrição, o estudante deverá anexar ao formulário os seguintes documentos: para os estudantes menores, a autorização do responsável legal e cessão de imagem; para os estudantes maiores, o termo de compromisso e cessão de imagem, além do comprovante de matrícula emitido pelo SIGAA.

O eJIF Games é uma ação idealizada pela Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (COJIF), com apoio do CONIF.

Conheça as modalidades

Para o eJIF Games 2022, foram mantidas as mesmas modalidades da edição realizada em 2021: League of Legends, Xadrez Arena e Free Fire. As modalidades foram definidas pela Comissão Organizadora do evento em âmbito nacional.

League of Legends

O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico gratuito, do gênero multiplayer online battle arena (MOBA), criado pela Riot Games. Possui um cenário competitivo grande e ativo. Os jogadores controlam personagens chamados de campeões, que possuem habilidades únicas e que, juntos com os outros campeões do seu time, lutam contra o time adversário. Cada time possui 5 jogadores. Vence a equipe que conseguir destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo. Uma partida dura de 20 a 50 minutos, em média. No site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jogo League of Legends possui a classificação (12+). Na Fase Local do IF Sudeste MG, as equipes do League of Legends poderão ser masculinas, femininas ou mistas, mas só poderão ser formadas por jogadores de um mesmo campus.

 

Mapa Summoner’s Rift, o mapa mais utilizado no jogo League of Legends. Imagem: Divulgação Riot Games

Xadrez Arena

Neste jogo, os torneios de xadrez são de ritmo rápido e de ação. O objetivo do jogador é conseguir o máximo de pontos que puder durante o período de tempo determinado. Não há turno em um torneio de arena. Assim que terminada cada partida, os jogadores são pareados continuamente, até que o tempo do torneio termine. Além disso, os mesmos jogadores podem se enfrentar mais de uma vez durante o torneio. O Xadrez Arena é dinâmico, porque o participante joga o tempo todo e cada partida dura aproximadamente 3 minutos.

 

Tela do lichess.org, site onde são realizados os torneios de Xadrez Arena. Imagem: https://lichess.org

Free Fire

O Free Fire é um jogo eletrônico mobile do gênero battle royale, publicado pela desenvolvedora Garena. No Free Fire, cada jogador cai de paraquedas em uma cidade abandonada (mapa) em busca de loots que ficam espalhados pelo chão. Loots são armamentos, equipamentos e suprimentos médicos para se equipar e sobreviver. Vence aquele jogador (ou time) que sobreviver a todos os adversários. Nos últimos anos, o jogo alcançou o status de modalidade de esporte eletrônico (eSports), com competições e eventos realizados em todo o mundo. No site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jogo Free Fire possui a classificação 14+. Na Fase Local, as equipes do Free Fire também poderão ser masculinas, femininas ou mistas e deverão ser formadas por jogadores de um mesmo campus.

Tela do jogo Garena Free Fire. Imagem: Divulgação Google Play

 

Confira o cronograma:

10 a 26 de junho: Período para inscrição dos estudantes

27 de junho: Resultado provisório de confirmação das inscrições

28 e 29 de junho: Período de recurso quanto ao indeferimento das inscrições

1° de julho: Resultado final de confirmação das inscrições

08 de julho: Cerimônia de abertura

9 a 31 de julho: Disputas das modalidades, conforme as datas que serão divulgadas no site oficial da Fase Local do eJIF Games 2022

Cada uma das instituições que compõem a Rede Federal é responsável por organizar e realizar a sua fase local. As equipes e os estudantes vencedores na fase local poderão representar as suas instituições na fase nacional, que está prevista para o segundo semestre deste ano. Ambas as fases serão realizadas integralmente em ambiente virtual. No IF Sudeste MG, uma comissão formada por servidores dos campi, com o apoio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão estão atuando na organização.

De acordo com os organizadores, o eJIF Games busca valorizar as atividades extracurriculares, propiciar aos estudantes a prática do esporte eletrônico de forma consciente e participativa, proporcionar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças provocados pelo lúdico esportivo, além de fortalecer as ações integradas promovidas no âmbito da Rede Federal.

Confira o vídeo de divulgação do 2° eJIF Games. Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F3KgrM7TkzI&t=3s

Acesse o site oficial da Fase Local para maiores informações. Link para o site: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/ejifgames-etapalocal2022