Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 08 > DTIC e Cogecom orientam servidores a transferirem vídeos para Plataforma Eduplay
conteúdo

Geral

DTIC e Cogecom orientam servidores a transferirem vídeos para Plataforma Eduplay

Medidas individuais devem ser tomadas em virtude de limitação de espaço no Google Drive. Acesse a nota técnica e o tutorial de migração.

Uma nova política de uso do espaço de armazenamento para o Workspace for Education está levando o IF Sudeste MG a tomar medidas de otimização de armazenamento de arquivos. O espaço de trabalho oferecido pelo Google, anteriormente ilimitado e gratuito para instituições públicas de ensino, agora é restrito a 100 TB, sendo que o IF Sudeste MG já utiliza aproximadamente 80 TB de armazenamento total, ou seja, compartilhado por todas as contas institucionais. A mudança da empresa parceira já vigora desde julho de 2022.

Assim, a orientação inicial é que cada usuário faça a migração de vídeos para a Plataforma Eduplay, que apresenta maior capacidade de armazenamento por usuário. Além disso, arquivos pessoais devem ser removidos do Google Drive, Gmail e Fotos, considerando-se que o espaço não é destinado a este fim. Estes e outros procedimentos são esclarecidos na nota técnica DTICREI 359/2022, que também faz um alerta quanto a arquivos contendo dados pessoais, dados sensíveis ou restritos. O tutorial a seguir complementa o documento, ao mostrar, tela a tela, como fazer a migração para a Eduplay.

A necessidade de tais medidas foi constatada a partir de estudo realizado pela DTIC sobre o panorama de uso atual das contas institucionais. O assunto foi levado à do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), no intuito de analisar e dar diretrizes quanto à adequação a essa nova realidade, mas a DTIC também busca levar a demanda ao CEPE, CONAD, COGD e CODIR para discussão e avaliação de possíveis novos desdobramentos, de maneira a adequar o armazenamento no IF Sudeste MG à limitação de espaço imposta pelo Google. Além de medidas educativas, trabalha-se em busca da normatização de procedimentos a partir de nova resolução.