Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > IF Sudeste MG avança no desenvolvimento do Programa de Gestão (teletrabalho)
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG avança no desenvolvimento do Programa de Gestão (teletrabalho)

Consulta pública está para ser realizada antes da publicação do edital que regulamenta fase de testes da modalidade teletrabalho

O IF Sudeste MG está na reta final do planejamento de uma importante conquista para a qualidade de vida de seus servidores: o teletrabalho. Discutido desde o início na pandemia de Covid-19, quando o home office foi adotado de forma emergencial, esta forma de exercer atividades remotamente é desejada por boa parte dos servidores do IF Sudeste MG e tem como um de seus princípios a economicidade.

O teletrabalho se concretizará a partir de um programa de gestão atualmente em desenvolvimento, pois é necessária uma definição detalhadas de como os resultados serão mensurados e como se dará o controle de frequência de execução das atividades remotas. A modalidade passa, portanto, por várias fases até sua fase efetivamente prática. Atualmente, o IF Sudeste MG encontra-se diante da extração de dados dos sistemas institucionais, além da implantação de dados e testes no sistema SUSEP e da finalização da minuta do Edital.

O SUSEP é uma ferramenta tecnológica para o acompanhamento e controle do cumprimento de metas e alcance de resultados. Consiste em um sistema de código aberto desenvolvido por órgãos públicos e que não gera ônus para a instituição. A ferramenta apresenta técnicas mais modernas de desenvolvimento e uma comunidade de servidores públicos trabalhando ativamente na sua melhoria contínua, lançando novas versões com frequência.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, Kelly Cristina Maia Silva, o maior desafio enfrentado para se chegar à prática do Programa de Gestão vêm sendo as divergências entre as bases de dados dos sistemas e a estrutura organizacional. Ainda assim, a equipe especialmente designada para institucionalizar o teletrabalho prevê publicação de edital em novembro de 2022. A partir deste documento, estarão traçadas regras para a adesão à fase inicial do Programa, caracterizada pela alternância entre dias de trabalho presencial e teletrabalho. Servidores poderão contribuir na elaboração do edital, que poderá ser disponibilizado à consulta pública ainda no mês de outubro. 

Quem poderá participar

Poderão pleitear a participação no Programa de Gestão todos os servidores técnico-administrativos e ocupantes de cargo em comissão. Terão prioridade: 

I - servidores com horário especial, nos termos dos §§ 1º a 3º do Art. 98 da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990;

II - gestantes e lactantes, durante o período de gestação e amamentação;

III - servidores com mobilidade reduzida, nos termos da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000;

IV - servidores com melhor resultado no último processo de avaliação de desempenho individual;

V - servidores com maior tempo de efetivo exercício, ainda que descontínuo, no setor em que executará atividades no Programa de Gestão.

Tais disposições estão presentes na Resolução nº 39/2022 do Conselho Superior do IF Sudeste MG, que traz também restrições. O Programa de Gestão, na modalidade de teletrabalho, não poderá:

I. abranger atividades cuja natureza exija a presença física do participante na unidade ou que sejam desenvolvidas por meio de trabalho externo, quando se tratar da modalidade de teletrabalho integral;

II. reduzir a capacidade de atendimento de setores que atendam ao público interno e externo;

III. contemplar os agentes públicos participantes da jornada flexibilizada;

IV. nem contemplar os agentes públicos cujas atividades não permitam a efetiva mensuração da produtividade, resultados e desempenho em relação às entregas.

Servidores lotados em setores com atendimento ininterrupto poderão aderir, desde que as características de atendimento presencial do setor não sejam afetadas.

Mais informações

No dia 22 de setembro, a Diretoria de Gestão de Pessoas reuniu-se com interessados no Programa de Gestão para expor o andamento das atividades relacionadas à modalidade teletrabalho. A reunião foi gravada e pode ser acessada na íntegra utilizando-se a conta de e-mail institucional.