Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > IF Sudeste MG não renovará contrato com a Google Worskpace

IF Sudeste MG não renovará contrato com a Google Worskpace

O contrato do IF Sudeste MG com a Google Worskpace não será renovado. A partir de 1º de dezembro, os servidores perderão acesso a algumas funcionalidades pagas da plataforma, como por exemplo a utilização do Google Meet. Outra mudança será nas reuniões, que não poderão ser gravadas e terão o limite de 100 participantes.

Google Workspace

A plataforma Google Workspace integra programas Docs, Agenda, Chat e Meet com o Gmail, além dos recursos do serviço de nuvem. Com foco no trabalho remoto de equipes, o Google Workspace traz ferramentas colaborativas que permitem que servidores possam trabalhar em uma planilha, apresentação ou texto compartilhando suas ideias pela sala de bate-papo ou utilizando a conferência de vídeo ao mesmo tempo.

Por que não renovar?

Como dito acima, a plataforma tem foco no trabalho remoto, e como as atividades presenciais do IF Sudeste já foram totalmente retomadas, não há justificativa para a manutenção do contrato, é o que explica o Procurador Institucional Alexandre Botelho:

“A Plataforma Google Workspace foi contratada durante o Ensino Remoto Emergencial, momento em que havia uma grande demanda de gravação de aulas e de reuniões, além da formação de repositório. Para isso, foram contratadas 1300 licenças anuais, estimadas na proporção de uma para cada servidor. Com o fim da emergência mundial de saúde e o retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, não há justificativa para a manutenção do quantitativo contratado.”

Novo Contrato

O Pró-reitor de Administração, Rafael Dal'Sasso Lourenço, explica que o  IF Sudeste MG é órgão participante da licitação nacional que está sendo gerenciada pela Central de Compras do Governo Federal (IRP 00008/2022 - UASG 201057), que visa o registro de preços de softwares Google do tipo suíte de escritório (Google Workspace for Education Plus - GAPPS-EDU-PLUS-STUDENT-1USER-12MO - Subscrição 36 meses), com direito de atualização e suporte.

Segundo o cronograma do próprio órgão gerenciador, afirma o pró-reitor, a ata de registro de preços deve estar disponível em 20/12/2022 para a celebração dos contratos, mas, haverá mudanças na forma de distribuição das licenças:

“Nossa demanda está limitada a 1300 licenças, mesmo quantitativo do contrato atual, porém, mesmo com uma nova contratação, será necessário definir a metodologia de distribuição das licenças para que seja contratado efetivamente o quantitativo necessário para a instituição”, esclarece Lourenço.

Alternativas

Uma outra plataforma que está disponível e que permite a gravação de reuniões é a RNP. O serviço RNP Conferênciaweb possibilita realizar uma conferência online, com vídeo e áudio, e que ainda permite outras funcionalidades como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto.

A DTIC, Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF Sudeste MG, orienta que os servidores que tiverem a necessidade de gravar reuniões ou realizar reuniões com mais de 100 participantes, utilizem a Conferênciaweb da RNP, porém, para usar o serviço é necessário estar em conformidade com o Regulamento de Uso e Gestão do Conferênciaweb no âmbito do IF Sudeste MG.

Como existe uma limitação de utilização de salas simultâneas, o serviço Conferênciaweb não pode ser utilizado para aulas regulares, à exceção de aulas para alunos com necessidades educacionais especiais. Para os docentes que utilizam o Google Meet na gravação de vídeo aulas, a orientação da DTIC é utilizar alguma ferramenta gratuita, o OBS Studio, por exemplo.

Acesse a trilha formativa dos servidores da área finalística e veja como gravar vídeos usando o OBS Studio.

Comparando as versões

A versão Google Workspace for Education Fundamentals é gratuita e, portanto, continuará podendo ser usada.  Já a versão Google Workspace for Education Plus, paga, não poderá mais ser utilizada pelo menos até que haja um novo contrato. Veja abaixo um comparativo entre as versões: