Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > Pesquisa da CGU tem a percepção sobre Integridade Pública como tema

Pesquisa da CGU tem a percepção sobre Integridade Pública como tema

Disponível até 7 de novembro, a ação pretende coletar dados acerca da visão dos servidores sobre a aplicação prática do programa junto a sua instituição

O IF Sudeste MG aderiu à Campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo da iniciativa é aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, em busca da construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.

Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública

A CGU divulgou no início do mês de setembro a segunda edição da Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública para todos os órgãos e entidades do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), do qual o IF Sudeste MG participa. O objetivo da ação é a coleta de dados acerca da visão dos servidores sobre a aplicação prática do programa junto a sua instituição, bem como demais atividades ligadas à integridade pública.

Disponível até o dia 7 de novembro de 2022, a pesquisa foi constituída de maneira simples e de fácil preenchimento para tornar o processo mais ágil e acessível. Os resultados contribuirão para a avaliação e o monitoramento dos programas de integridade pública, além de informarem futuras iniciativas do SIPEF. Clique aqui para acessar o formulário.

O que é Integridade Pública

Integridade pública é o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie do seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.

No Brasil, órgãos e entidades públicos têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade. A CGU é o órgão responsável por coordenar e disciplinar as atividades relacionadas à promoção da integridade pública no Governo Federal.

Liderança com Integridade

Os temas dentro da Campanha variam mês a mês, e "Liderança com Integridade" é o tema de outubro.

Integridade no IF Sudeste MG

O Programa de Integridade do IF Sudeste MG foi instituído pela Resolução n° 29/2022, de 28/04/2022 - CONSU, e tem a finalidade de promover a prevenção, a detecção, a remediação e a punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta no âmbito institucional, bem como a promoção dos valores da boa administração pública.

No IF Sudeste MG, o tema é tratado pela Comissão Executiva do Programa de Integridade, instituída pelo mesmo dispositivo, e composta pelos titulares da Ouvidoria; da Comissão de Ética Pública; da Corregedoria; da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e da Gestão de Pessoas.

À comissão cabe propor o Plano de Integridade do IF Sudeste MG, bem como suas eventuais alterações e dar apoio técnico aos setores pertencentes à estrutura do instituto, no que se refere a assuntos relacionados à Integridade, quando solicitado.

A fim de dar destaque à temática dentro do IF Sudeste MG, foi realizada a palestra "A relevância da Integridade para a Governança em uma  Organização", que pode ser assistida no nosso Canal no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=9DwqiNOxoxw.

Entre em contato com a comissão executiva através do e-mail: integridade@ifsudestemg.edu.br.

Fontes:

Materiais CGU