Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > Reunião híbrida do CODIR marca reabertura do auditório da Reitoria

Reunião híbrida do CODIR marca reabertura do auditório da Reitoria

A Reunião do Colégio de Dirigentes do IF Sudeste MG aconteceu no dia 17/10 e marca a reabertura do auditório da Reitoria após reformas

O encontro do CODIR, Colégio de Dirigentes do IF Sudeste MG, aconteceu na última segunda-feira, 17 de outubro, e teve dupla importância para a instituição: além da reabertura do auditório, a utilização do formato híbrido de reunião também é uma novidade.

Reabertura do auditório

Desde o início do home office no IF Sudeste MG, em 2020, determinado pela pandemia de COVID-19, o auditório da Reitoria estava fechado. Além da impossibilidade de realização de eventos presenciais, a falta de contrato de manutenção predial também explica o fechamento, segundo informações da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do IF Sudeste MG.

O processo licitatório para a contratação da manutenção predial e serviços de engenharia foi feito de forma conjunta, para todas as unidades, o que justifica a demora para o início da reforma. No entanto, após a assinatura do novo contrato, as adequações foram finalizadas em aproximadamente um mês.

O auditório teve peças de forro trocadas, cabos de vídeo e áudio foram lançados conforme novo layout, novas tomadas elétricas e pontos de rede foram instalados, além de um novo drywall, que é a parede de fundo, feita de gesso As paredes receberam a cor verde e os assentos são vermelhos, representando a identidade do IF Sudeste MG.

Reunião do CODIR: reencontro e inovação

A Reunião do Colégio de Dirigentes do IF Sudeste MG é a primeira reunião do instituto a ocorrer de forma híbrida. Ou seja, foi um encontro que usou os formatos presencial e virtual. As pautas “A Apresentação do Projeto Energif” e a “Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Auxiliar de Fiscalização Ambiental a distância pelo Campus Avançado de Bom Sucesso” foram apresentadas de forma online, o que foi um facilitador para a professora Daniele Baliza, que, lá de Bom Sucesso pôde participar da reunião: “vale à pena pela redução de custos e de tempo gasto. O ponto negativo é não ver as pessoas, mas acredito que este formato seja o futuro, principalmente para uma instituição como a nossa, que está em várias cidades diferentes", avalia a professora.

O reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, mostrou-se triplamente satisfeito pelo reencontro presencial, pelo êxito da primeira reunião híbrida do instituto e pelo resultado da reforma do auditório:

“A gente já vinha sentindo a necessidade de se reencontrar pessoalmente enquanto instituição. Nas reuniões online perdemos a chance de comentar alguma impressão, de conversar durante as discussões. E nos reencontramos com o auditório reformado. Ficamos felizes com a estrutura montada, sempre foi um excelente espaço e melhorou ainda mais. Tivemos a nossa primeira reunião híbrida e a transmissão teve uma ótima qualidade. A ideia é a otimização de tempo e de custos, além de preservar a segurança do servidor, que às vezes vinha de longe, falava dez minutos e voltava. Fiquei muito feliz com o reencontro, com o novo auditório e com a possibilidade de transmitir uma reunião importante para a comunidade”, comemora André Diniz.

Formato híbrido: nova realidade?

Kelly Cristina Maia Silva, diretora de Gestão de Pessoas, afirma que, com a futura implementação da modalidade teletrabalho no âmbito do IF Sudeste MG, faz-se necessária a utilização de novos recursos que permitam a manutenção das atividades dos servidores, inclusive para a realização de reuniões de forma remota, como no caso dos órgãos superiores - CODIR e CONSU e demais colegiados e comissões, visando a manutenção de seu funcionamento adequado.

Para que tudo desse certo na realização do evento pioneiro, Alexandre Vargas Tavares de Jesus, coordenador-geral de Comunicação Social e Marketing do IF Sudeste MG, conta que foram realizados testes, inclusive com a equipe do Gabinete, e o grande desafio foi garantir que os equipamentos, que ficaram quase 3 anos parados, funcionassem perfeitamente. O Gabinete, a Coordenação de Comunicação Social e Marketing, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Departamento de Engenharia e Arquitetura trabalharam de forma conjunta para que o evento se tornasse possível.