Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 11 > Evento online marcará início de novos projetos PIBID e Residência Pedagógica

Evento online marcará início de novos projetos PIBID e Residência Pedagógica

Após obter aprovação em editais de financiamento de 2022, IF Sudeste MG realiza palestra de abertura de programas de iniciação à docência

Começou no IF Sudeste MG uma nova fase para os programas de incentivo à docência, a partir da aprovação da instituição nos editais 2022 do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, ambos fomentados pela CAPES. Com o início recente das atividades, a diretoria de Ensino e os coordenadores institucionais dos programas convocaram todos os membros dos referidos programas a participarem de um evento on-line de abertura oficial, marcado para 23 de novembro de 2022, às 19h30, no canal do youtube do IF Sudeste MGToda a comunidade acadêmica está convidada a acompanhar a transmissão.

A palestra terá como tema "Metodologias associadas ao ensino híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida" e será ministrada pela professora doutora Regina Lúcia Pelachim Lianda, professora do campus Barbacena e coordenadora de área no núcleo interdisciplinar em Biologia e Química do PIBID/ IF Sudeste MG. Na ocasião, busca-se apresentar aos bolsistas e voluntários do PIBID e do Residência Pedagógica a equipe responsável pela gestão dos programas no IF Sudeste MG, visando fortalecer o intercâmbio de idéias/informações entre os participantes.

Contudo, o evento também tem outros objetivos, como: reforçar os princípios norteadores e os principais objetivos/metas dos programas; demonstrar a importância desses programas para os cursos de Licenciatura do IF; divulgar os programas para o público em geral, principalmente para estudantes de Licenciatura que ainda não estão participando dos programas; e, por fim: contribuir para a formação das equipes e do público em geral, mediante palestra sobre metodologias de ensino inovadoras.

Mais sobre os Programas

Os novos ciclos do Programa de Residência Pedagógica e do Pibid tiveram início em outubro e novembro de 2022, respectivamente, com atividades que envolvem tanto os campi do IF Sudeste MG quanto escolas públicas de educação básica da região de abrangência. Segundo o coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, professor Arlindo Teixeira, é necessário que o público em geral saiba da importância destas ações de iniciação à docência, que se encontram em pleno funcionamento. Além das 201 bolsas para estudantes, outras 46 são destinadas a professores de educação básica, sendo 33 para escolas públicas e 13 para o IF Sudeste MG. “Desejamos que os próximos 18 meses de vigência dos programas sejam de muitos compartilhamentos de experiências e aprendizagem”, declarou.